Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

PSD manifesta grande regozijo e enaltece "matriz do Alentejo"

O deputado do PSD Cristóvão Crespo manifestou hoje grande regozijo pelo reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que sublinhou já atrair a adesão dos mais jovens e de mulheres.

PSD manifesta grande regozijo e enaltece "matriz do Alentejo"
Notícias ao Minuto

16:59 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Cante alentejano

"É grande o regozijo pelo reconhecimento de uma arte genuína de um povo que os portugueses sentem, e os alentejanos de forma particular", disse Cristóvão Crespo, eleito por Portalegre, em declarações aos jornalistas, no parlamento.

O deputado sublinhou que o processo de construção da candidatura mobilizou a sociedade portuguesa e que atualmente já se verifica a adesão dos mais novos e das mulheres ao cante alentejano, "matriz que é a marca do Alentejo".

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório