Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cidades com 'selo' da UNESCO aplaudem cante

Os autarcas de Évora e de Elvas, as duas cidades alentejanas com Património da Humanidade classificado pela UNESCO, mas na lista dos bens edificados, aplaudiram hoje a proclamação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Cidades com 'selo' da UNESCO aplaudem cante
Notícias ao Minuto

13:50 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Reação

No caso de Évora, desde 1986, é o seu centro histórico que é Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), enquanto Elvas ostenta, desde 2012, a mesma classificação para as fortificações abaluartadas da cidade.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, realçou que é "o Alentejo, no seu todo, que está de parabéns" com a decisão tomada hoje pela UNESCO de inscrever o cante alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

"Em Évora, esta declaração ganha um significado redobrado, já que acrescenta o reconhecimento de um património imaterial do Alentejo à classificação de Évora enquanto conjunto edificado", sustentou.

Por um lado, frisou, "é importante este reconhecimento internacional do cante alentejano, como contributo para a sua divulgação à escala mundial", mas "importa lembrar" que esta prática cultural "é, há muito, um património identitário único, genuíno e com enorme valor cultural para os alentejanos".

A partir de agora, segundo Carlos Pinto de Sá, o cante alentejano "pertence a todos, é do mundo", e tal facto é motivo de orgulho.

"É na diversidade cultural que devemos apostar, numa altura em que nos tentam impor uma uniformização de princípios e de costumes", defendeu ainda o autarca de Évora, cidade que, há apenas dois dias, comemorou o 28.º aniversário da sua classificação como Património Mundial.

O cante, sublinhou, "é diferente e único no mundo" e "valoriza o Alentejo e o povo que ao longo de gerações o tem construído e vivificado com uma mestria ímpar".

Quanto ao presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, em declarações à Lusa, classificou o dia de hoje como sendo de "uma grande alegria", não só para a população do seu concelho, mas para "todos os alentejanos".

Esta classificação do cante torna o Alentejo "um ponto maior de atração", disse, destacando ainda que o mundo "conquistou" mais um elemento cultural do qual se "pode orgulhar".

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje de manhã classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A distinção foi aprovada pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido em Paris (França), até sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório