Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Resistência regressam aos álbuns 22 anos depois

O CD ‘Horizonte’, que marca o regresso dos Resistência aos estúdios de gravação, após 22 anos de ausência, chega hoje ao mercado, com onze canções resgatadas ao repertório de outros grupos.

Resistência regressam aos álbuns 22 anos depois
Notícias ao Minuto

07:20 - 24/11/14 por Lusa

Cultura 'Horizonte'

O novo álbum da banda que reúne, entre outros, Pedro Ayres Magalhães e Tim, é editado pela Warner Music e constituído por canções originalmente interpretadas por grupos como os Rádio Macau, Xutos & Pontapés, Delfins e Madredeus e A Banda Cósmica.

O CD ‘Horizonte’ é o resultado de "30 ensaios de 12 horas para escolher os temas, os intérpretes e distribuir os arranjos", disse Pedro Ayres Magalhães à Lusa.

"Os músicos iam-se substituindo de acordo com as horas e os dias em que podiam estar presentes", recordou o fundador dos Madredeus, que sublinhou: "Mas eu estive sempre lá".

"Ter a oportunidade de trabalhar com a Resistência produz sentimentos raros, não só pela dificuldade das agendas e pelas memórias que evoca mas principalmente pela música que se consegue produzir, única e cheia de personalidade", afirmou por seu turno Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, em declarações à Lusa.

Para Tim, "este disco é a celebração dessa descoberta, de que este som e esta mensagem se encontram inscritos no éter e que os podemos saborear se, para isso, estivermos dispostos".

Entre as canções escolhidas estão ‘Vai Sem Medo’, do álbum ‘A Nova Aurora’, de Madredeus e A Banda Cósmica, ‘Cidade Fantasma’, do álbum ‘O Elevador da Glória’, dos Rádio Macau, ‘Ser Maior’, do álbum ‘Ser Maior, Uma História Natural’, dos Delfins, e ‘Deitar a Perder’, do álbum ‘XIII’, dos Xutos & Pontapés.

O projeto Resistência, em 2012, fez um reagrupamento, integrando os músicos Mário Delgado e Pedro Jóia, que estão também neste regresso da banda, com Alexandre Frazão, Dudas, Fernando Cunha, Fernando Júdice, José Salgueiro, Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Pedro Ayres Magalhães e Tim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório