Rui Horta Pereira encerra ciclo no Museu de Arte Popular

O artista plástico Rui Horta Pereira vai inaugurar, no sábado, a exposição "Água e um pouco de areia fina", no Museu de Arte Popular (MAP), em Lisboa, encerrando um ciclo de exposições da responsabilidade do Projeto Travessa da Ermida.

Feira do Património junta hoje economia, turismo e cultura no Museu de Arte Popular

© Lusa

Lusa
14/11/2014 10:32 ‧ 14/11/2014 por Lusa

Cultura

Exposição

Horta Pereira apresentará a peça "Água e um pouco de areia fina", que consiste num tapete de grandes dimensões, realizado com diversos fios e cordas de nylon usados na pesca, que o artista recolheu em praias portuguesas.

Os fios foram depois tecidos de modo a criar uma trama independente, representando ao mesmo tempo a recoleção do material e uma 'performatividade' associada à procura e encontro com o material da peça, explica a Travessa da Ermida.

A inauguração está marcada para sábado, às 17:00, ficando a peça de Rui Horta Pereira patente até 18 de janeiro de 2015 no MAP.

Nascido em Évora, em 1975, Horta Pereira é o artista que encerra o ciclo de exposições de arte contemporânea do Projecto Travessa da Ermida, iniciativa que tem estado a decorrer em 2014 e finaliza em janeiro de 2015 no MAP.

Ao longo deste período passaram pelo museu os artistas Pedro Valdez Cardoso, Vasco Araújo, Ana Pérez-Quiroga, Madalena éme e Miguel Palma, nuns casos com obras emblemáticas escolhidas dos seus percursos artísticos ou, noutros casos, com obras cuja temática assentou na história do próprio museu.

Rui Horta Pereira é formado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e desde 2000 que o seu trabalho se centra sobretudo na Escultura e no Desenho.

O Projeto Travessa da Ermida tem vindo a apresentar exposições de artistas contemporâneos portugueses e estrangeiros na capela Ermida de Nossa Senhora da Conceição, templo do século XVIII situado na zona de Belém, e também tem realizado parcerias com outras entidades.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas