Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Luísa Sobral "muda de rumo" e lança álbum para ouvir em família

Luísa Sobral lança hoje o seu terceiro álbum. Um trabalho que era já um sonho antigo mas que a desvia do seu percurso enquanto cantora. ‘Lu-pu-i-pi-sa-pa’ é um álbum infantil, para ser ouvido em família, e em que a cantora recorda memórias de criança que não “pertencem apenas a uma geração”. Luísa Sobral esteve à conversa com o Notícias ao Minuto e contou-nos quais são as suas pretensões com este novo projeto.

Luísa Sobral "muda de rumo" e lança álbum para ouvir em família
Notícias ao Minuto

08:06 - 03/11/14 por Andrea Pinto

Cultura 'Lu-pu-i-pi-sa-pa'

Encontrou ‘um buraquinho’ no seu tempo e decidiu desviar-se do seu caminho para realizar um sonho antigo: um disco infantil. Luísa Sobral lança esta segunda-feira, dia 3 de novembro, ‘Lu-pu-i-pi-sa-pa’, o disco “sobre coisas da infância que já fazia falta” e que não é apenas para as crianças, mas para toda a família.

“Já fazia parte dos meus planos de carreira mas ainda não tinha encontrado o momento certo para fazê-lo”, começa por explicar Luísa Sobral ao Notícias ao Minuto. O novo álbum da cantora, um disco infantil, surge depois de a cantora ter “definido bem o seu estilo e o seu som junto do público”, o que lhe deu agora “liberdade para gravar algo diferente”.

“Não estava ainda na altura de gravar um terceiro disco, pois o anterior ainda está a ser lançado lá fora, por isso achei que havia aqui um buraquinho perfeito para encaixar este disco”, conta.

O seu desejo era criar um álbum para crianças com mais de sete anos, “música que não fosse tão infantil, com uma sonoridade mais adulta, mas com letras que remetessem à infância”. Uma mistura que a fez recordar, em letra, histórias que viveu ou presenciou em criança. Memórias em que pais e filhos se poderão rever, pois “são temas que fazem muito mais parte da natureza humana do que propriamente de uma geração”.

‘João’, o menino porque todas as meninas se apaixonavam, não foi esquecido, e é aliás o primeiro single do álbum a ser revelado. Um tema que recorda os tempos em que era com um papel do ‘sim ou não ‘que se pedia em namoro. Uma historia partilhada por tantos, novos ou velhos, e uma canção que leva Luísa a acreditar que “a nossa história, a partir do momento em que a escrevemos, pode ser a história de outra pessoa”.

A simplicidade continua a ser uma das principais características das letras de Luísa Sobral, até porque, defende, “o simples chega mais rápido ao coração dos outros” e é sempre “mais verdadeiro”.

‘Lu-pu-i-pi-sa-pa’, nome da cantora na famosa língua dos 'p’s', é um trabalho que se desvia do caminho da cantora, e que é feito para ouvir em família “durante uma viagem de carro a caminho da escola ou numas férias de verão”. “Quero que pais e filhos se divirtam juntos”, confessa.

Depois do lançamento do álbum, Luísa Sobral já tem agendados para fevereiro dois concertos, em Lisboa e no Porto. A falta de pretensões em relação ao sucesso do álbum levam-na a encarar este trabalho com tranquilidade, pelo que apenas o tempo e a vontade do público irão definir onde é que 'Lu-pu-i-pi-sa-pa' a levará.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório