Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Museu do Luxemburgo vai ter visitas guiadas em português

O Museu Nacional de História e de Arte do Luxemburgo inicia em novembro visitas guiadas em português, uma forma de chegar à comunidade portuguesa no país, disse à Lusa a responsável de comunicação da instituição.

Museu do Luxemburgo vai ter visitas guiadas em português
Notícias ao Minuto

10:05 - 01/11/14 por Lusa

Cultura Língua

"Queremos abrir-nos a outras nacionalidades no país, de maneira a podermos responder à realidade social no Luxemburgo, e os portugueses são um público-alvo", explicou à Lusa Sónia da Silva, responsável do departamento de comunicação do museu nacional e antiga chefe de redacção da cultura no jornal "La Voix Du Luxembourg", que chefiou também vários anos a editora Edições Saint-Paul.

O museu, que já tinha visitas guiadas em francês, luxemburguês e alemão, vai passar a contar também com visitas em português e inglês, que arrancam já numa exposição temporária sobre o Império Romano que começou a 10 de Outubro e se prolonga até 15 de Fevereiro.

Na mostra, que reúne 101 imagens do fotógrafo austríaco Alfred Seiland, há mesmo uma fotografia que foi feita em Portugal, nas pedreiras milenares de Vila Viçosa, perto dos locais que terão servido para recolher o mármore para a construção do templo de Évora e do teatro romano de Mérida, em Espanha, sublinhou Sónia da Silva.

A guiar os visitantes vai estar a portuguesa Vera Herold, mediadora cultural naquele museu e pós-graduada em Gestão das Artes e Estudos de Cultura, além de ter experiência na organização de eventos culturais, incluindo na Expo'98, em Lisboa.

As visitas guiadas são gratuitas, pagando os visitantes apenas o bilhete de entrada na exposição, disse à Lusa Sónia da Silva.

Com uma duração de cerca de uma hora, as primeiras visitas guiadas estão agendadas para 2 e 30 de novembro, 4 de dezembro, 11 e 25 de janeiro e a 8 de fevereiro.

O Museu Nacional de História e de Arte do Luxemburgo é o segundo museu no país a lançar visitas guiadas em português, depois de o Casino - Fórum de Arte Contemporânea ter começado a organizar visitas gratuitas em língua portuguesa em 2007, uma por cada exposição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório