Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal terá um pavilhão na Bienal de Veneza

O diretor-geral das Artes, Samuel Rego, disse hoje à agência Lusa que Portugal terá um pavilhão na 56.ª Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza 2015, estando aquela entidade a estudar "várias possibilidades".

Portugal terá um pavilhão na Bienal de Veneza
Notícias ao Minuto

20:08 - 31/10/14 por Lusa

Cultura DGA

A Direção-geral das Artes (DGArtes) anunciou hoje que o artista português João Louro e a comissária espanhola María de Corral vão criar o projeto para a representação de Portugal na próxima edição da Bienal de Veneza, a mais importante mostra mundial de arte contemporânea.

Entre 2007 e 2012, Portugal apresentou anualmente os seus projetos oficiais das mostras de arte e de arquitetura, na Bienal, no palácio Fondaco Marcello, um edifício histórico situado junto ao Grande Canal, em Veneza.

Contactado pela agência Lusa, o diretor-geral das Artes disse que "há várias possibilidades em cima da mesa que estão a ser estudadas, mas haverá um pavilhão português nos moldes tradicionais".

Ângela Ferreira foi a primeira artista a apresentar o seu projeto no palácio Fondaco Marcello, em 2007, e por ali passaram também o artista Francisco Tropa e projetos de arquitetura com a participação, entre outros, de Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira.

"Lisbon Ground", a exposição que representou Portugal na 13.ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, foi a última a ser ali apresentada, em 2012 e, em 2013, quando a artista Joana Vasconcelos foi convidada, solucionou o problema da falta de um espaço próprio, com a transformação de um cacilheiro em obra de arte e em pavilhão flutuante.

Este ano, na 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, Portugal apresentou o seu projeto em forma do jornal "Homeland|News from Portugal", com conteúdos originais desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, que foi distribuído aos visitantes, no recinto.

Sobre o orçamento que a DGArtes, responsável pela organização da representação portuguesa em Veneza, vai disponibilizar para a edição de 2015, Samuel Rego disse que "ainda não está fechado", não podendo confirmar se atingirá os 175 mil euros, como o atribuído a Joana Vasconcelos em 2013.

"Estamos a trabalhar para que em 2015 haja um valor considerável dentro das condições atuais", indicou, acrescentando que "a Fundação EDP terá um envolvimento destacado como patrocinador do projeto artístico".

A 56.ª Exposição Internacional de Arte, Bienal de Veneza 2015, cujo curador geral é Okwui Enwezor, terá como tema "All the World's Futures" ("Todos os Futuros do Mundo", em tradução livre), e vai decorrer entre 09 de maio e 22 de novembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório