Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Abre hoje exposição inédita dedicada a Teixeira de Pascoaes

A Casa da Liberdade, em Lisboa, projeto museológico dedicado ao artista e poeta Mário Cesariny (1923-2006), aberto há um ano, inaugura hoje uma exposição dedicada à obra plástica inédita de Teixeira de Pascoaes (1877-1952).

Abre hoje exposição inédita dedicada a Teixeira de Pascoaes
Notícias ao Minuto

12:04 - 31/10/14 por Lusa

Cultura Casa da Liberdade

De acordo com aquela entidade, as celebrações, que incluem várias iniciativas, têm início hoje, às 19:30, com a inauguração da mostra "Teixeira de Pascoaes - Obra Plástica, Documentos Inéditos e Afinidades Contemporâneas".

Serão apresentadas 50 obras plásticas do poeta, nascido em Amarante, que fez parte do movimento da Renascença Portuguesa e foi um dos principais inspiradores do saudosismo, em Portugal, no início do século XX, movimento que o próprio escritor identificou como um "sebastianismo esclarecido".

Esta mostra insere-se nas comemorações do triénio pascoalino, que envolvem várias entidades, nomeadamente a Universidade de Lisboa, a Biblioteca Nacional e a Câmara Municipal de Amarante, que vão celebrar várias efemérides ligadas ao escritor até 2017, quando se cumprem 140 anos do seu nascimento e 65 da morte.

De acordo com a organização, a exposição pretende evocar a ligação entre Teixeira de Pascoaes e Mário Cesariny, frequentador da casa do autor, em Amarante, um solar que se tornou local de peregrinação de muitos intelectuais e artistas portugueses e estrangeiros.

Já no final da vida, Pascoaes tornou-se amigo dos poetas Eugénio de Andrade e Mário Cesariny, que haveria de o eleger como poeta superior a Fernando Pessoa, chegando a ser o organizador da reedição de alguns dos seus textos, assim como de uma antologia poética, nos anos 1970 e 1980.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório