Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Museu Guggenheim transfigurou Bilbao nos últimos 17 anos

A decisão de criar um Museu Guggenheim em Bilbao, inaugurado há 17 anos, transfigurou a cidade basca, resgatando-a da "crise económica tremenda", e tornando a entidade num caso de sucesso, com cerca de um milhão de visitantes anuais.

Museu Guggenheim transfigurou Bilbao nos últimos 17 anos
Notícias ao Minuto

22:30 - 30/10/14 por Lusa

Cultura Espanha

A história do museu foi contada hoje pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projetos do museu, Xabier Peréz Gaubeca, na conferência internacional "Património Cultural e Turismo: Conceitos, realidades e perspetivas", que se iniciou hoje e vai decorrer até sábado, na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Os 16,8 milhões de visitantes recebidos em 17 anos de existência, um autofinanciamento em 70 por cento, que o eleva a museu europeu mais autofinanciado, de acordo com os dados apresentados pelo responsável, impressionaram o auditório, onde se encontravam especialistas da área da cultura, do ensino e do património.

No museu desenhado pelo arquiteto norte-americano de origem canadiana Frank Gehry, 65 por cento dos visitantes são estrangeiros, sendo dois a três por cento portugueses, 10 por cento do País Basco e, os restantes, das outras regiões de Espanha.

O "segredo" do sucesso do museu - cuja concretização foi muito contestada inicialmente - tem sido, segundo Xabier Gaubeca, o modelo de gestão, o rigor, a planificação, a criatividade e o intercâmbio e trabalho em rede com os outros museus Guggenheim (Estados Unidos da América, Itália e Abu Dabi).

"Um museu não pode ser um mausoléu de obras de arte. Esse modelo de museus dedicados sobretudo à investigação e à conservação está ultrapassado, tem vindo a mudar", salientou o responsável, acrescentando que também mudou o uso exclusivo de dinheiros públicos nestes espaços.

O Museu Guggenheim de Bilbao, que tem um orçamento de 24 milhões de euros, autofinancia-se em 70 por cento e os restantes 30 por cento são provenientes de instituições públicas. Tem um grupo de 16 mil amigos, que apoia as suas atividades, e uma programação cultural que vai além das exposições de arte, com cinema e teatro, entre outros eventos.

Gaubeca recordou que, nos anos 1990, Bilbao era uma cidade "que vivia uma crise económica tremenda, e a decisão de criar o museu e apostar na cultura mudou radicalmente a vida económica e cultural" da região, que não tinha qualquer tradição de arte contemporânea.

Situada no norte de Espanha, Bilbao, com cerca de 300 mil habitantes e mais 600 mil na área metropolitana, vivia há 30 anos sobretudo da indústria naval e da siderurgia, que entraram em decadência, e o turismo ascendia a 100 mil pessoas por ano, para negócios e lazer em férias.

A zona onde o museu foi construído era "abandonada e cheia de contentores, mas a criação do museu transfigurou a cidade e mudou a vida das populações", salientou o responsável, comentando que atualmente as multinacionais e as marcas de luxo estão instaladas na cidade.

Nestes 17 anos, o museu - que custou 90 milhões de euros - adquiriu 128 obras de arte de 73 artistas, que custaram 110 milhões de euros, "mas estão hoje avaliadas em 14 vezes mais do que o seu preço inicial".

Ao todo, o Guggenheim Bilbao apresentou 68 exposições, com base no acervo permanente, e 73 mostras temporárias, acompanhadas por cerca de 50 programas educativos, uma área que a entidade também considera essencial.

António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, participou na conferência para falar na evolução, nos últimos quatro anos, das iniciativas e do número de visitantes da entidade, que esta semana bateu o recorde anual, com mais de 200 mil entradas.

O diretor, que apostou nos últimos dois anos em parcerias público privadas para a realização de exposições temporárias, sublinhou que o mais importante é "criar uma marca internacional e não perder o ritmo" de uma programação intensa e de nível elevado.

O responsável apontou que o MNAA tem uma grande diferença em relação ao Guggenheim de Bilbao, porque as receitas são absorvidas pelos serviços centrais, que depois as distribuem pelos museus, indicou, na sequência de perguntas do auditório.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório