Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Exposição sobre Manoel de Oliveira na Madeira

'Manoel de Oliveira, o cinema na imprensa e no humor mundial' é o tema da exposição que será inaugurada sexta-feira, no Museu da Imprensa da Madeira, no concelho de Câmara de Lobos.

Exposição sobre Manoel de Oliveira na Madeira
Notícias ao Minuto

18:31 - 23/10/14 por Lusa

Cultura Museu

A abertura da mostra conta com a presença do curador da exposição, e diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luis Humberto Marcos, e do presidente da autarquia daquela localidade, Pedro Coelho.

A exposição apresenta uma parte da "presença de Manoel Oliveira na imprensa", com elementos publicados nas revistas da especialidade e na imprensa cultural e generalista.

"Privilegiámos 105 revistas que falam do cineasta e da sua obra, mas quisemos cenografar a exposição com uma diversidade de jornais que, ao longo dos anos, foram abordando a relação dele com o cinema, a vida e o mundo", diz a nota divulgada pelos organizadores da mostra sobre o cineasta português, que é considerado um "exemplo raro de precocidade e longevidade".

"Não há genialidade tão duradoura como a de Manoel de Oliveira", realça a mesma informação, considerando que a mostra será "um reflexo da sua genialidade".

A exposição é composta por notícias, entrevistas, artigos críticos e reportagens perpassam pelas dezenas de publicações apresentadas no Museu da Imprensa da Madeira, onde não faltam também dezenas de caricaturas do cineasta de 105 anos, que este ano estreou a média-metragem "O velho do Restelo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório