Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

UAU investe 350 mil euros em parceria com Museu de Arte Antiga

A produtora de espetáculos UAU revelou hoje que vai investir cerca de 350 mil euros numa parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), para a realização da exposição da Coleção Franco Maria Ricci (FMR).

UAU investe 350 mil euros em parceria com Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

17:19 - 23/10/14 por Lusa

Cultura Produtora

A parceria foi hoje apresentada numa conferência de imprensa, no MNAA, em Lisboa, onde a exposição temporária ficará patente do próximo dia 28 de novembro a 12 de abril de 2015.

A exposição irá apresentar uma centena das 400 peças da coleção pessoal do italiano Franco Maria Ricci, que abrange sobretudo artes decorativas, escultura e pintura, do século XVI ao século XX.

Na conferência de imprensa, o diretor-geral da UAU, Paulo Dias, disse que a produtora de espetáculos e eventos se lança numa parceria público privada nesta área, em Portugal, pela primeira vez, "porque encontrou vontades e pessoas".

"Começamos da melhor maneira com este enquadramento", disse o responsável aos jornalistas, indicando que a UAU fará um investimento de cerca de 350 mil euros, ocupando-se de tudo o que não seja a parte artística do projeto, nomeadamente a produção, divulgação, marketing e captação de visitantes internacionais.

Questionado pela agência Lusa sobre as expetativas de visitantes, Paulo Dias comentou: "Uma exposição é sempre um risco. Vamos fazer uma grande divulgação, muito dirigida às famílias, mas o resultado final é uma incógnita. Esperamos que sejam mais de 40 mil pessoas a ver esta mostra".

O diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, disse, por seu turno, que o modelo da parceria público privada com a UAU para este projeto "ainda não está fechado".

Comentou que dirigiu o convite à produtora UAU devido "à sua grande experiência de produção de exposições no estrangeiro", nomeadamente em Espanha, Suécia, Holanda e Inglaterra.

"O MNAA nunca conseguiria apresentar estas grandes exposições temporárias sem o recurso a estas parcerias público privadas, porque não tem orçamento para isso", comentou o diretor, sublinhando que o sucesso de público fez aumentar muito os visitantes do museu em 2013 e no primeiro semestre deste ano.

Nos últimos anos, o MNAA realizou duas exposições numa parceria semelhante, com a produtora Everything is New: uma delas com obras de pintura do Museu do Prado, de Madrid, que recebeu 80 mil visitantes, e outra dedicada às coleções de arte das casas reais italianas dos Saboias, que recebeu cerca de 22 mil visitantes.

Na conferência de imprensa, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, sublinhou que esta exposição "é mais um passo na internacionalização do Museu de Arte Antiga, e terá reflexos na divulgação do património nacional".

Com curadoria de José de Monterroso Teixeira, a exposição "FMR. A Coleção Franco Maria Ricci" vai demonstrar o gosto do designer, editor e bibliófilo, apresentando obras de artistas como Filippo Mazzola, Jacopo Ligozzi, Philippe de Champaigne, Bernini, Canova ou Thorvaldsen, entre outros.

A exposição irá ocupar toda a Galeria de Exposições Temporárias e ainda, a título excecional, a Biblioteca do MNAA, estando prevista a realização de conferências e um colóquio, assim como o lançamento de um catálogo, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório