Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

F. Marques Penteado leva intervenções artísticas a São Paulo

O artista luso-brasileiro f.marquespenteado, radicado no Porto, exibe, até o final de novembro, em São Paulo, quatro séries de trabalhos, entre as quais intervenções em teares manuais, lenços femininos e sobre arranjos florais.

F. Marques Penteado leva intervenções artísticas a São Paulo
Notícias ao Minuto

11:30 - 22/10/14 por Lusa

Cultura Luso-brasileiro

A mostra "Sentido Figurado" foi inaugurada em A CASA, museu do objeto brasileiro, pelo artista visual cujo nome verdadeiro é Fernando Marques Penteado. Entre os trabalhos expostos está uma série de imagens de um presépio antigo português, feito em Barcelos.

Formado na Universidade Católica de São Paulo, com graduações e mestrados na Universidade de Londres e no Institute Waldorf, nos Estados Unidos, convidado da Bienal de Tessolonica, na Grécia, e da Bienal de São Paulo, no Brasil, f. marquespenteado tem atuado como curador e aposta em materiais diversos, sobretudo de uso quotidiano, para compor as suas obras.

Na exposição individual, em São Paulo, f. marquespenteado apresenta trabalhos inéditos, realizados a partir de deslocamentos, interferências em bordado à mão ou à máquina sobre móveis, diferentes tipos de objetos decorativos e elementos de um ateliê de costura.

Na série "Esculturas Reticuladas", faz o uso do potencial simbólico de objetos como livros, figuras de cerâmica, flores artificiais e garrafas. Em "Mandalas Disfuncionais", a sua criação de bordados manuais e colagens foi feita para teares manuais inventados e cestos plásticos de pão.

Os lenços femininos antigos, impressos manualmente, foram o ponto de partida para o trabalho "Florais Rajados", uma série de colagens têxteis, feitas sobre feltro industrial e cravadas com bordados.

"Arranjos Premiados" é formada por sete arranjos de flores artificiais, sobrepostos por um bordado, que simbolizam a matéria prima a ser beneficiada e os concursos e competições.

O artista, nascido em São Paulo, descendente de portugueses, fez pós-graduação em artes e design e mestrado em têxteis, em Londres.

Participou em exposições individuais e coletivas em instituições da América e da Europa, como a da Fundação Calouste Gulbenkian (1990), em Lisboa, e a Frankfurter Kunstverein (2008), em Frankfurt.

A série "Prison Speech", que resultou do trabalho com os serviços prisionais britânicos, "O anel de Catarina", que apresentou no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, durante a Capital Europeia da Cultura 2012, a observação da atualidade na instalação "A Bancarrota", no Museu Regional do Algarve, ou o estúdio que montou na Bienal de São Paulo, em 2012, são outros trabalhos recentes do artista.

A CASA, museu do objeto brasileiro, tem o objetivo de divulgar e valorizar o artesanato e o "design" feito por brasileiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório