Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reedição de duas obras de Eugénio de Andrade

A editora Assírio & Alvim prossegue a reedição das Obras Completas do poeta Eugénio de Andrade (1923-2005), iniciada em 2012, com a publicação, esta semana, dos títulos "Limiar dos Pássaros", editado originalmente em 1976, e "Memória doutro rio", saído em 1978.

Reedição de duas obras de Eugénio de Andrade
Notícias ao Minuto

20:04 - 21/10/14 por Lusa

Cultura Livros

A primeira obra é prefaciada por Pedro Eiras, que a qualifica como um "livro áspero, de paraísos perdidos". O investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, chama à atenção para, "de modo pouco habitual", nesta obra, Eugénio de Andrade "por vezes" omitir "a pontuação gráfica".

Sobre "Memória doutro rio", Fernando Guimarães destaca, no prefácio, tratar-se de uma obra que "recolhe 51 poemas em prosa".

O poeta, ensaísta e tradutor refere que, na obra de Eugénio de Andrade, aparece um outro livro com poemas em prosa, "Vertentes do olhar", e "um relativamente longo poema também em prosa, no final de 'Rente ao Dizer', o qual se intitula 'Cântico'".

Sobre "Memória doutro rio", Guimarães questiona se será "uma espécie de diário" ou "uma confissão". Em qualquer dos casos, atesta, "confrontamo-nos com uma literatura do eu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório