Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

40 filmes competem em festival internacional de curtas-metragens

Um total de 40 filmes oriundos de 17 países vai estar em competição no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que se realiza, desde hoje e até sábado, nesta cidade e em Beja.

40 filmes competem em festival internacional de curtas-metragens
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/10/14 por Lusa

Cultura Évora

As "curtas" em competição abrangem as categorias de ficção, animação e documentário e foram selecionadas a partir das 1.004 películas de 44 países que foram enviadas para o festival.

A lista atualizada dos filmes em competição integra "fitas" provenientes da Polónia, Israel, Irão, Iraque, Brasil, Roménia, Itália, Letónia, Estónia, Suíça, Holanda, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha e de Portugal.

As curtas-metragens "lusas", num total de nove, estão em maioria na vertente competitiva do festival, que decorre simultaneamente, até sábado, no auditório da Universidade de Évora e no Teatro Pax Julia, em Beja.

No FIKE, são atribuídos o prémio D. Quixote, por um júri da Federação Internacional de Cine Clubes, o prémio do Público, resultado da votação dos espetadores, e o prémio para o melhor documentário, atribuído por um júri da Estação Imagem.

Este ano, pela primeira vez, será atribuído o Prémio Comendador Rui Nabeiro à melhor curta-metragem portuguesa, com um prémio pecuniário no valor de 750 euros.

O júri oficial do FIKE é constituído pela jornalista norte-americana Nancy Denney-Phelps, pelos realizadores portugueses Manuel Mozos e Rui Simões, pelo comediante, cronista e apresentador Luís Filipe Borges e pelo realizador sérvio Rastko Ciric, professor de animação e de ilustração.

Em paralelo às sessões competitivas, realiza-se um programa cultural que inclui sessões de cinema para as escolas e sessões de mostras não competitivas, masterclasses, workshops, uma exposição de pintura e concertos musicais.

Um dos principais destaques da programação paralela vai para uma masterclass sobre produção de cinema independente, no sábado, com Patricia Casey, a produtora do primeiro filme dos Monty Python, "And Now for Something Completely Different", de 1971.

Ainda na componente formativa do festival, está previsto um workshop dirigido por Rastko Ciric, professor da Faculdade de Artes Aplicadas da Universidade de Belgrado, e um seminário sobre a composição de banda sonora para cinema de animação com o compositor Nik Phelps.

O certame, cujas sessões e eventos têm entrada gratuita, é promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar e pelo Cineclube da Universidade de Évora, em parceria com as associações Estação Imagem e Lêndeas d'Encantar.

O FIKE conta ainda com o apoio de fundos comunitários, através do Programa Operacional InAlentejo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório