Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Théâtre de la Ville quer levar artistas portugueses

O Théâtre de la Ville de Paris quer levar os artistas que passam anualmente pelo festival "Chantiers d'Europe", incluindo muitos portugueses, para os Estados Unidos e para a Coreia do Sul, disse à Lusa Emmanuel Demarcy-Mota, diretor do teatro parisiense.

Théâtre de la Ville quer levar artistas portugueses
Notícias ao Minuto

21:30 - 20/10/14 por Lusa

Cultura Paris

"Os artistas apresentados no 'Chantiers d'Europe' de 2013 estarão em 2015, em Washington. Quanto aos artistas apresentados na próxima edição, vamos tentar levá-los a Seul e a Chicago, em 2016 e 2017", acrescentou o encenador lusodescendente, sem adiantar quais as companhias convidadas para a edição do próximo ano do Chantiers d'Europe.

O "Chantiers d'Europe" ("Estaleiros da Europa", em tradução literal) é um festival de teatro, dança, música, cinema e artes plásticas, em Paris, que, em cinco edições, se transformou numa vitrina da criação artística de países da Europa do Sul, sobretudo de Portugal.

Os artistas apresentados há dois anos vão estar em março de 2015 no festival "Iberian Suite: arts remix across continents", no John F. Kennedy Center for the Arts, em Washington. Trata-se dos coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz, dos cantores Camané e Carminho e das companhias de teatro Mala Voadora, Mundo Perfeito e o Teatro Meridional.

É a primeira vez que o Centro Kennedy dedica a programação a Portugal e a Espanha. Agora - acrescentou Emmanuel Demarcy-Mota - o objetivo é encontrar ainda mais parceiros interessados na criação artística emergente portuguesa e europeia, para criar "uma plataforma de Paris para o mundo".

O diretor do Théâtre de la Ville de Paris apresentou o projeto hoje, por teleconferência, no primeiro dia do colóquio "Portugal: Arte e Pensamento", na delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

"Estou em Chicago e aqui há um público que faz parte desta cidade. É uma cidade multicultural e internacional à procura de laços com outras cidades do mundo. A ligação entre as cidades permite construir as identidades das próprias cidades. É nisso que me interessa apostar: na cidade-mundo", resumiu Demarcy-Mota, via "skype".

O encenador franco-português encontra-se em digressão nos Estados Unidos, de 15 de outubro a 08 de novembro, para apresentar "Ionesco suite", de Ionesco, e "Seis Personagens em busca de um autor", de Luigi Pirandello, duas peças que já passaram por Portugal.

Emmanuel Demarcy-Mota está a aproveitar a digressão para criar parcerias com instituições e autarcas de cidades norte-americanas.

O Théâtre de la Ville está, ainda, a preparar um programa de educação artística em que pretende reunir em Paris diferentes companhias europeias, para apresentar espetáculos a crianças de cerca de 30 escolas.

O colóquio "Portugal: Arte e Pensamento", em Paris, que teve início hoje e termina terça-feira, é organizado pela Universidade Paris Ouest Nanterre La Defense, em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Gulbenkian de Paris e a Casa de Portugal - André de Gouveia.

Os debates têm como objetivo promover a reflexão, a nível internacional, sobre as formas de pensar Portugal, nomeadamente ao nível da construção de uma política cultural em língua portuguesa no estrangeiro e da criação de plataformas internacionais para artistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório