Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Santo Tirso lança Festival Novo Jornalismo

Santo Tirso vai receber, na sexta-feira e no sábado, a primeira edição do Festival Novo Jornalismo, naquilo que a Câmara Municipal espera que seja o primeiro de muitos, procurando obter impacto nacional e internacional, disse hoje o presidente.

Santo Tirso lança Festival Novo Jornalismo
Notícias ao Minuto

17:00 - 20/10/14 por Lusa

Cultura Programa

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, explicou à Lusa que a autarquia está a procurar "dar uma enfâse muito grande às questões da Cultura, do Turismo, de integração do município nos grandes temas", estando a preparar internamente a criação de um Departamento de Cultura e Turismo.

Por outro lado, o Festival Novo Jornalismo, que vai contar com nomes como o jornalista Joaquim Furtado, o ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas ou o diretor do jornal digital O Observador, David Dinis, surgiu como uma possibilidade "interessante" para a autarquia, que espera "que seja um evento de natureza nacional e internacional".

"Pretendemos que seja o arranque e que nos próximos anos façamos uma iniciativa deste género abordando estas temáticas, a ética, a não-ficção", disse Joaquim Couto.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acrescentou acreditar que o evento "também atrairá um nicho que representa este tipo de literatura de não-ficção em que o jornalismo se confunde com a literatura".

O festival vai também incluir um "périplo pelas escolas porque é nas escolas que tudo começa".

O programa do Festival Novo Jornalismo inclui múltiplas discussões ao longo dos dois dias como, por exemplo, "Ética e Deontologia na Não-Ficção" com o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno, Francisco José Viegas e o jornalista do Público Paulo Moura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório