Procurar

Portuguesa mostra 'O sofrimento humano em tempos de crise' lá fora

A galeria de arte Debut Contemporary, em Londres, inaugurou no início deste mês uma exposição associada aos tempos que vivemos: ?O sofrimento humano em tempos de crise?, que conta com a participação de 30 artistas, entre os quais a portuguesa Mara Alves. O êxito desta iniciativa é tal que tudo aponta para que se torne uma exposição itinerante por vários países, inclusive Portugal.

Portuguesa mostra 'O sofrimento humano em tempos de crise' lá fora Portuguesa mostra 'O sofrimento humano em tempos de crise' lá fora
Anterior Seguinte
Galeria

3 Fotos

Ana Lemos
20/10/2014 13:26 ‧ há 10 anos por Ana Lemos

A galeria de arte Debut Contemporary, em Londres, inaugurou no início deste mês uma exposição associada aos tempos que vivemos: ‘O sofrimento humano em tempos de crise’, que conta com a participação de 30 artistas, entre os quais a portuguesa Mara Alves. O êxito desta iniciativa é tal que tudo aponta para que se torne uma exposição itinerante por vários países, inclusive Portugal.

A exposição ‘O sofrimento humano em tempos de crise’, patente na galeria de arte Debut Contemporary, em Londres, desde o início deste mês, surge “da necessidade de a nossa consciência exigir uma reação”. Quem o diz é reconhecido artista britânico Barry Martin, curador da exposição, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

“Esta proposta convidou todos os artistas [da Debut Contemporary] a criarem um trabalho em resposta às situações humanas que prevalecem em todo o mundo (...) de calamidade, de conflitos (...) e de negação da própria vida. Sugere-se que o trabalho se centre na condição humana, que as guerras e as políticas criam”, sustenta Barry Martin.

A exposição ficará patente até 30 de novembro e apresenta-se como uma oportunidade única de ver um vasto número de trabalhos de artistas da Debut Contemporary, realizados precisamente para esta iniciativa, entre os quais está o de uma artista portuguesa, Mara Alves, que ilustra, aliás, o convite da exposição.

“O sofrimento humano e o seu remédio podem criar uma imagem, um caminho a seguir, ainda que através de uma obra de arte. Talvez, nós, artistas, possamos expressar a nossa indignação, preocupação e criar obras de arte que nos dão espaço expressivo (...) não apenas para nós, mas para a consciência daqueles que os veem. É uma ‘ajuda à memória’ dos valores humanos da vida (...) que a civilização mundial aspira”.

“Quando o Barry [Martin] me apresentou a proposta, senti que tinha lido a minha mente. Eu queria muito fazer uma exibição especial, (...) algo mais profundo do que apenas a comercialidade do mundo da arte”, acrescenta Samir Ceric, fundador e CEO da Debut Contemporary.

O sucesso desta iniciativa tendo sido tal que a mostra ‘O sofrimento humano em tempos de crise’ vai tornar-se itinerante, nos próximos tempos, e passar por vários países, inclusive Portugal.

Refira-se que, a Debut Contemporary venceu recentemente o prestigiado ‘h.Club 100 Industry award’ sendo selecionada como uma das dez galerias mais influentes, visionária e pioneira do Reino Unido em arte e design, ao lado de nomes como ‘TATE’, ‘V & A’ e ‘Sociedade de Belas Artes’.

Veja aqui a inauguração da exposição.

Saiba mais sobre o trabalho de Mara Alves aqui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10