Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Lusofonia em destaque no Festival de Música Exploratória de Londres

Metade do cartaz da sexta edição do Festival Internacional de Música Exploratória de Londres (LIFEM), que arranca a 29 de outubro, é composta por cantores e músicos lusófonos de África e América do Sul.

Lusofonia em destaque no Festival de Música Exploratória de Londres
Notícias ao Minuto

12:22 - 19/10/14 por Lusa

Cultura LIFEM

Os brasileiros Badi Assad e Gaio de Lima vão abrir o evento, enquanto a cabo-verdiana Carmen Souza e a moçambicana Maiuko fecharão o festival, a 01 de novembro.

O promotor, o português Miguel Santos, garante que a seleção surgiu na sequência da escolha do tema desta edição, que se centrou nos continentes do africano e sul-americano.

"O meu objetivo é sempre descobrir novos artistas e géneros musicais. Nos anos anteriores os temas foram a Escandinávia e a Finlândia, nos próximos anos deverão ser o minimalista e depois a música ambiental", afirmou à agência Lusa.

Nos outros dois dias sobem ao palco o guineano Mosi Conde e a maliana Ami Koita (30 de novembro), a sudanesa Amira Kheir e o senegalês Amadou Diagne.

O LIFEM surgiu em 2009, um ano após o fim do Festival Atlantic Waves, que Miguel Santos ajudou a criar com o apoio da Fundação Gulbenkian e que promovia a música de língua portuguesa no Reino Unido.

"É uma progressão natural, porque no Atlantic Waves também havia a colaboração de artistas lusófonos com músicas do mundo inteiro. Este é um festival internacional de todo o tipo de música e onde os lusófonos podem aparecer", vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório