Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Prémio Branco Rodrigues distingue António Pinão Martins

O Prémio Branco Rodrigues correspondente ao triénio 2011/2013 distinguiu António José Pinão Martins pelo seu trabalho "Atividade Onírica e Estado de Cegueira", anunciou hoje a Biblioteca Nacional de Portugal.

Prémio Branco Rodrigues distingue António Pinão Martins
Notícias ao Minuto

21:21 - 15/10/14 por Lusa

Cultura Distinção

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao trabalho "Da Magia das Palavras ao Culto da Semiologia", do mesmo autor.

O Prémio Branco Rodrigues, administrado pela Biblioteca Nacional, foi instituído em 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues, com o "intuito de estimular, entre os deficientes visuais, o interesse pela atividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio", explica a mesma fonte.

José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926) foi "pioneiro em Portugal no estabelecimento de condições que tornassem possíveis a escolarização, a preparação profissional e intelectual dos deficientes visuais e a sua progressiva inclusão social".

Em 1888 foi um dos fundadores da Associação Promotora do Ensino dos Cegos, no qual introduziu o ensino da escrita Braille.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório