'Getúlio' pretende levar a reflexão sobre a política

O filme 'Getúlio', que antestreia hoje em Lisboa, pretende levar o público a uma reflexão sobre a política e os bastidores, sobre ataques pessoais, conspirações, deceções e surpresas, disse à agência Lusa, em Lisboa, o ator brasileiro Tony Ramos.

Cerca de 30 mil brasileiros em Portugal podem votar nas presidenciais

© Reuters

Lusa
14/10/2014 16:53 ‧ 14/10/2014 por Lusa

Cultura

Filmes

"O mais importante é que o filme propõe uma reflexão sobre o que é a política e o seu bastidor, remetendo-nos a todas as épocas e a qualquer país", disse Tony Ramos.

O ator brasileiro está em Lisboa para divulgar o filme 'Getúlio' - personagem de Tony Ramos na trama -, que entrará em cartaz nos cinemas portugueses no próximo dia 23.

O filme, do realizador João Jardim, narra os 19 dias que antecederam o suicídio do Presidente brasileiro Getúlio Vargas, em agosto de 1954, mostrando todas as conspirações e traições que o político sofreu naquele momento, que se tornou emblemático na história do Brasil.

Para o ator brasileiro, de 66 anos, "a batalha pelo poder pelos políticos, essa será eterna. O poder é transformador mas, lamentavelmente, muitas vezes é inebriante", argumentou.

"O filme pode levar a uma reflexão sobre o que é um ataque pessoal, sobre conspirações, sobre deceções, sobre surpresas", referiu Ramos, que tem 50 anos de carreira artística.

"Neste momento que o Brasil vive uma democracia plena, é bonito ver o povo surpreendendo. Eu pensei que Marina (Silva) iria para a segunda volta das eleições e não aconteceu, está aí o Aécio (Neves)", referiu.

Dilma Rousseff foi a candidata mais votada na primeira volta das eleições presidenciais (a 05 de outubro) com 41,59% dos votos, seguida de Aécio Neves (33,55%), com quem disputará a segunda volta, a 26 de outubro.

Marina Silva foi afastada da corrida presidencial, ficando em terceiro lugar (21,32%).

O ator brasileiro elogiou o percurso individual e o nível de preparação dos três candidatos, referindo também que nunca teve "um engajamento partidário" e, como cidadão, pode fazer as suas críticas.

Tony Ramos declarou, entretanto, que os políticos eleitos "são nossos funcionários, são os nossos impostos que pagam a máquina que move o país. Portanto, eles devem satisfações" ao povo.

"Eu quero ver um país cada vez melhor, com uma educação melhor, com uma saúde melhor, nos grandes centros e também no interior", afirmou.

O ator brasileiro e o realizador João Jardim concordam que o filme, que relata alguns episódios de corrupção no círculo próximo de Getúlio Vargas, remete o público aos atuais escândalos de corrupção no Brasil, como o mensalão (pagamento de luvas a deputados para aprovarem projetos do Governo) e o escândalo na Petrobras.

"Para isso, a democracia é linda. Houve um juiz corajoso no Brasil, Joaquim Barbosa (ex-presidente do Supremo Tribunal Federal), que simplesmente colocou as coisas nos lugares (referindo-se ao mensalão, com a prisão de membros do Governo). Aonde houver corrupção, que seja punida, é uma equação de primeiro grau muito simples", disse.

"Os partidos se ressentem e em todos eles houve corruptores, não é só privilégio de um partido", disse, acrescentando que a corrupção é "uma ferida grave no seio da nação".

Dois atores portugueses atuam no filme 'Getúlio', Fernando Luís e José Raposo, além de Thiago Justino, um luso-brasileiro que há anos trabalha no meio artístico português, Alexandre Borges e Drica Moraes, entre outros.

Tony Ramos elogiou muito a dedicação dos atores portugueses, resultando num "trabalho perfeito", nomeadamente com o sotaque brasileiro e mesmo a caracterização física dos personagens.

Para o ator brasileiro, Getúlio Vargas foi um homem muito "complexo e contraditório", que acreditava no país e "queria-o ver progredir".

João Jardim, que assina a sua primeira longa-metragem de ficção com "Getúlio", é autor de documentários premiados, como "Janela da Alma", "Pro Dia Nascer Feliz", "Amor?" e "Lixo Extraordinário, tendo sido corealizador deste último, que foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário.

'Getúlio', uma coprodução luso-brasileira (atores, produção e equipa técnica), antestreia hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas