Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Várias iniciativas celebram hoje o Dia Mundial da Música

Um concerto com o violoncelo Stradivarius, em Lisboa, a atuação do pianista António Pinho Vargas, em Faro, e um concerto da Orquestra do Norte, em Guimarães, são algumas das iniciativas que festejam hoje o Dia Mundial da Música.

Várias iniciativas celebram hoje o Dia Mundial da Música
Notícias ao Minuto

06:23 - 01/10/14 por Lusa

Cultura Concerto

O Dia Mundial da Música foi oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.

No Museu da Música, em Lisboa, Pavel Gomziakov interpretará com violoncelo Stradivarius, que foi do rei D. Luís, peças de Johann Sebastian Bach, Franz Liszt e César Franck, acompanhado pela pianista Jill Lawson.

Ainda no Museu da Música é inaugurada a exposição "Sax Inspiration, Mélodies Graphiques", que celebra o centenário do nascimento do construtor belga de instrumentos Adolphe Sax, inventor do saxofone.

Em Guimarães, realiza-se um concerto da Orquestra do Norte acompanhada ao piano por Artur Pizarro, sob a batuta de Nuno Côrte-Real. No concerto, em homenagem à pianista Helena Sá e Costa serão interpretadas obras de Mendelssohn e Beethoven.

Em Coimbra, no Pavilhão de Portugal, a Orquestra Clássica do Centro, sob a direção de David Wyn Lloyd, atua com o concertino Peter Fisher. O programa do concerto é constituído por "Romance em Fá Maior", de Beethoven para violino e orquestra, "Summer Night on the River", de Frederick Delius, e a Sinfonia n.º 38, "Praga", de Mozart.

Em Faro, no Teatro das Figuras, sobe ao palco o pianista e compositor António Pinho Vargas, que irá interpretar peças suas dos volumes "Dinky Toys e outras histórias" e "Twin Peaks e outras histórias".

O previsto concerto no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa, foi "cancelado, por motivo de doença de um dos elementos", informou a câmara vilafranquense.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório