Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Documentário 'La cour de Babel' abre Festa do Cinema Francês

'Amar, beber e cantar', o último filme do realizador Alain Resnais, que morreu em março, terá antestreia nacional em Lisboa, na Festa do Cinema Francês, cuja 15ª edição começa na quinta-feira.

Documentário 'La cour de Babel' abre Festa do Cinema Francês
Notícias ao Minuto

09:10 - 30/09/14 por Lusa

Cultura São Jorge

O festival dedicado ao cinema francês celebra 15 anos e começa no cinema São Jorge, em Lisboa, com o documentário "La cour de Babel", da realizadora Julie Bertuccelli.

A programação em Lisboa estende-se até ao dia 18 de outubro, mas a Festa do Cinema Francês abrange outras localidades, como Seixal (a partir do dia 04), Coimbra (começa no dia a06) e Portimão (entre 09 e 11 de outubro).

Haverá ainda cinema francês no Porto, em Faro, Santarém, Braga, Guimarães, Beja, Almada, Setúbal, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Aveiro e Funchal.

Pela primeira vez, a Festa do Cinema Francês chegará também a seis aldeias: Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas, S. Martinho, Lage e Escariz.

"Amar, beber e cantar" será exibido no sábado na Cinemateca Portuguesa, casa que acolherá uma retrospetiva da obra do cineasta francês.

Das 25 antestreias previstas destacam-se ainda "Hope", de Boris Lojkine, "Run", de Philippe Lacôte, ambos exibidos este ano em Cannes, e "Attila Marcel", comédia de Sylvain Chomet, o mesmo realizador das animações "Belleville Rendez-Vous" e "O Mágico".

Haverá ainda "Les vacances du petit Nicolas", nova adaptação para cinema, de Laurent Tirard, das histórias do menino Nicolau, personagem criada nosnaos 1950 por René Goscinny e desenhada por Jean-Jacques Sempé.

A Festa prestará ainda homenagem ao escritor e realizador Marcel Pagnol, falecido em 1974 e de quem serão exibidos os filmes "Naïs", "Topaze", "Le Schpountz" e "Les lettres de mon moulin".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório