Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Fado dos Dias Assim' é editado internacionalmente

O segundo álbum da fadista Helena Sarmento, "Fado dos dias assim", no qual gravou poemas de Manuel António Pina e Joaquim Sarmento, é editado internacionalmente, na quarta-feira, divulgou hoje a discográfica.

'Fado dos Dias Assim' é editado internacionalmente
Notícias ao Minuto

18:00 - 22/09/14 por Lusa

Cultura Helena Sarmento

O álbum, que sucede a ‘Fado Azul’, disco de estreia da intérprete, saído em 2011, é editado no Japão, França e Reino Unido, "seguindo-se outros países europeus", segundo a mesma fonte. O CD foi editado em Portugal no início deste ano.

O crítico de música João Gobern, referindo-se a este segundo álbum da fadista escreveu que "os arranjos continuam simples, a seleção mantém-se soberba, as novidades arrebatam", e salienta os temas "Sem-Abrigo", de autoria de João Gigante-Ferreira e João Black e "o antológico 'Porto-Porto'",de Gigante-Ferreira e Samuel Cabral.

Gobern destaca ainda as versões dos temas ‘Formiga Bossa Nova’ e ‘O que tinha de ser’, respetivamente, dos repertórios de Amália Rodrigues e Vinicius de Moraes.

Para o crítico, "a inquietação da fadista amadureceu, mas não baixou a pulsação [e] continua ao compasso do coração, apaixonado".

O CD ‘Fado dos Dias Assim’ é constituído por 16 temas, entre eles, ‘Saudade da prosa’, de Manuel António Pina, poeta falecido em 2012, que Paulo Jorge Rodrigues musicou.

Em declarações à Lusa, Helena Sarmento referiu "a dificuldade" de musicar o poeta portuense, "dada a especificidade da métrica".

De Joaquim Sarmento, autor do romance ‘O Deus da Ausência’, a fadista escolheu o poema "O nó do nosso segredo", que interpreta na melodia do Fado Bailado, de Alfredo Marceneiro.

"Este é um álbum mais pensado e próximo de mim", disse a fadista à Lusa, que voltou a apostar nas melodias tradicionais, e regista apenas três inéditos, letra e música, no CD, com Gigante-Ferreira a assinar 11 letras, entre elas, ‘Manifesto breve contra a guerra ou qualquer outra pena de morte’, tema que já incluíra no alinhamento do seu álbum de estreia, mas desta vez interpretado na melodia do Fado Tango, de Joaquim Campos.

A fadista é acompanhada à guitarra portuguesa, por Samuel Cabral, à viola, por Paulo Faria de Carvalho, no violoncelo por Susana Castro Santos e ao piano por Isabel Cristina Castro no tema de Vinicius, ‘O que tinha de ser’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório