Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vhils decora zona franca de obras de arte e artigos de luxo

Um mural do artista português Vhils decora o Freeport do Luxemburgo, a primeira zona franca na União Europeia para armazenar obras de arte e artigos de luxo, livres de impostos.

Vhils decora zona franca de obras de arte e artigos de luxo
Notícias ao Minuto

14:19 - 22/09/14 por Lusa

Cultura Luxemburgo

O mural, com 26 metros por 10, foi esculpido por Vhils, pseudónimo de Alexandre Farto, no átrio central do entreposto aduaneiro inaugurado esta semana, um depósito de alta segurança para guardar e transacionar "obras de arte, vinhos finos, metais preciosos, joias, diamantes e automóveis de coleção", segundo o portal do Freeport do Luxemburgo.

Ao contrário de outros trabalhos do artista urbano, que começou por pintar paredes com graffiti aos 13 anos e atraiu a atenção do mundo a escavar muros com retratos, o mural realizado para o Freeport não vai poder ser visto pela generalidade do público, já que o acesso ao edifício de alta segurança é limitado.

O Freeport organiza a 28 de setembro uma visita aberta ao público, no âmbito da exposição "Private Art Kirchberg", organizada pelo Museu de Arte Moderna do Luxemburgo (Mudam).

"É uma ocasião excecional, porque é uma obra impressionante e vai poder ser vista no local, em vez de ver apenas imagens ou vídeos", disse à Lusa o responsável de comunicação do museu.

Composto por rostos esculpidos no betão, recorrendo a técnicas de cofragem, picaretas e martelos pneumáticos, o mural levou três semanas a concluir, decorando agora o átrio do Freeport, um local que já foi descrito como um bunker e onde "só se entra por convite", segundo o diretor, David Arendt.

O Freeport do Luxemburgo é o primeiro entreposto aduaneiro deste género na UE, e surge em resposta ao aumento da procura de arte desde a crise financeira de 2008.

"As pessoas deram-se conta que os bancos podiam falir e levar o dinheiro com eles, o que aumentou a procura de ouro mas também de arte", disse o diretor do Freeport de Singapura, propriedade do consórcio que detém a empresa no Luxemburgo, citado pela agência Reuters.

Com uma área de 22 mil metros quadrados, a estrutura, situada a poucos metros do aeroporto do Luxemburgo, tem cofres-fortes para guardar bens de valor, caves com capacidade para 700 mil garrafas de vinho e mesmo garagens para carros de luxo.

Segundo o portal da empresa, os clientes, que incluem "colecionadores públicos e privados, museus, investidores, galerias e fundos de investimento", vão poder armazenar os bens "sem limite de tempo", podendo também transacioná-los no local sem pagar IVA ou taxas alfandegárias, enquanto ali estiverem armazenados.

Antes mesmo de abrir, o estabelecimento luxemburguês detido maioritariamente pelo empresário suíço Yves Bouvier, proprietário também do Freeport de Singapura e de Genebra, na Suíça, foi alvo de críticas.

O Economist denunciou casos de evasão fiscal e lavagem de dinheiro em estabelecimentos deste tipo a funcionar noutros países, a que chamou os "super-armazéns dos ultra-ricos", apontando ainda casos de antiguidades roubadas descobertas noutras zonas francas.

Em resposta às críticas, o diretor do Freeport do Luxemburgo disse ao jornal Luxemburger Wort que os bens "vão ser fiscalizados" por funcionários alfandegários e que a empresa não vai tolerar infrações à lei.

"Isto não é uma zona de não-direito, como já li em vários sítios. Estamos em território luxemburguês e as leis sobre lavagem de dinheiro também se aplicam aqui", afirmou David Arendt.

A agência Lusa tentou obter um comentário sobre este projeto junto do artista português mas, apesar de várias tentativas, não foi possível.

O Freeport também foi alvo de críticas no mundo artístico. O grupo luxemburguês ‘Richtung 22’ teme que a concessão de vantagens fiscais ao depósito de obras de arte leve "a cultura a desaparecer por detrás de betão e arame farpado", e vai apresentar uma sátira teatral intitulada ‘Freeport, Cultura Segura’ na capital luxemburguesa, a partir de 26 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório