Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Marie-Pierre Cravedi vence prémio de fotografia Emergentes DST

A francesa Marie-Pierre Cravedi venceu a edição de 2014 do prémio internacional de fotografia Emergentes DST com o trabalho "Reunion", um ensaio sobre a própria família da fotógrafa mostrando-a "como ela é".

Marie-Pierre Cravedi vence prémio de fotografia Emergentes DST
Notícias ao Minuto

06:20 - 21/09/14 por Lusa

Cultura Trabalho

Esta é a quinta edição daquele prémio de fotografia, que faz parte do festival internacional Encontros da Imagem, a decorrer em Braga entre 18 até 31 de outubro, este ano sob o tema "Fé e Religião".

Além de Marie-Pierre Cravedi, o prémio distinguiu ainda, com duas menções honrosas, Diego Saldiva e Cecil Burban. o primeiro retratou mudanças físicas decorrentes do nascimento do filho, nomeadamente a cicatriz deixada na barriga da mulher após o parto enquanto o segundo apresentou 'Dernières séances' (últimas sessões), uma série de retratos sobre cinemas abandonados em África e sobre os seus guardiães, projetistas sem bobines e diretores sem plateia.

"Tendo como foco o comportamento individual em contexto familiar, Marie-Pierre Cravedi levanta diferentes questões, desde a forma como o indivíduo mantém a sua identidade, até ao funcionamento das relações no seio de um grupo, passando ainda pelo desafio de num ambiente tão complexo como a família a câmara encontrar o seu espaço para o retratar, sem alterar a atitude dos protagonistas. A fotógrafa gaulesa mostra a sua família como ela é, ou pelo menos, como a vê, aparecendo também em algumas fotografias", descreveu a organização do certame.

Na edição deste ano, 80 fotógrafos apresentaram os seus portfólios a 21 críticos e, segundo o presidente do júri, David Balsells, "a qualidade dos trabalhos é de um nível bastante elevado".

O Emergentes DST pretende destacar o melhor trabalho em Fotografia Contemporânea e constitui uma "plataforma preferencial para cada artista obter uma análise do seu trabalho e eventualmente ser incluído em projetos expositivos ou editoriais", explicou a organização, que destacou ainda o "elevado" número de fotógrafos concorrentes na edição deste ano.

"superaram-se todas as expetativas, tendo sido acolhidas cerca de 500 candidaturas provenientes de vários países, com destaque para o Brasil, Japão, Rússia, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Grécia, França, Espanha, Bélgica, Itália e Polónia, abrindo terreno para a consolidação do Prémio Emergentes DST em Portugal e além-fronteiras".

Marie-Pierre Cravedi, além de receber um prémio de 750 euros, vai ter a oportunidade de expor na edição dos Encontros da Imagem de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório