Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Canavilhas na Academia Internacional da Cultura

A Academia Internacional da Cultura Portuguesa anunciou hoje que na próxima segunda-feira às 18:00 a pianista Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura, toma posse, em Lisboa, como académica correspondente.

Canavilhas na Academia Internacional da Cultura
Notícias ao Minuto

11:15 - 20/09/14 por Lusa

Cultura Ex-ministro

A cerimónia realiza-se na Sociedade de Geografia de Lisboa, e na ocasião a atual deputada socialista proferirá uma palestra intitulada "João Domingos Bomtempo (1775-1842), pianista, compositor e liberal. Do fim do antigo regime às raízes da modernidade".

Canavilhas gravou em CD e interpretou em recitais as Sonatas de Bomtempo, compositor e pianista que atuou com assinalável êxito nas capitais europeias, nomeadamente em Londres e Paris, e fez parte do grupo de intelectuais e artistas apoiantes da causa liberal de D. Pedro IV de Portugal, entre eles, o poeta Filinto Elísio.

Gabriela Canavilhas desempenhou as funções de diretora regional de Cultura dos Açores, foi represente do arquipélago na Fundação Luso-Americana e presidiu à direção da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Canavilhas tem o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, e estudou Música de Câmara com Olga Prats e com Riccardo Brengola, na Accademia Musicale Chigiana, em Siena, na Itália, onde lhe foi atribuído o Diploma de Mérito em Música de Câmara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório