Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Literatura de José Régio serve como roteiro de Vila do Conde

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Câmara de Vila do Conde apresentaram hoje a reedição do roteiro "Viajar com José Régio", uma publicação que, além de ser um guia sobre vida e obra do escritor, dá a conhecer alguns locais emblemáticos daquele concelho.

Literatura de José Régio serve como roteiro de Vila do Conde
Notícias ao Minuto

22:09 - 19/09/14 por Lusa

Cultura DRCN

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, usar a obra de José Régio para dar a conhecer o concelho, de onde era natural e onde viveu, é uma "conjugação perfeita".

"Pela mão de Régio, que tanto enfatizou a beleza e o encanto da nossa cidade, vamos desfrutar de Vila do Conde, com a mesma forma apaixonado com que ele o fez", afirmou a autarca.

A reedição desta publicação vem complementar a coleção "Viajar com? Os caminhos da literatura", promovida pela DRCN, que pretende dar a conhecer alguns dos mais relevantes escritores da literatura portuguesa cuja vida e obra passaram pela região norte de Portugal.

Para Ivone Teixeira, uma das responsáveis pela Casa Museu José Régio, é mais um complemento para um roteiro "que pretende funcionar em rede" com outros locais e escritores.

"É uma reedição melhorada em termos de imagem e conteúdos fotográficos, e é uma peça importante para quem nos vista, podendo ser complementada com outros roteiros, de outros escritores, para que haja uma experiência conjunta", disse a responsável.

Nesta particular obra dedicada a José Régio, Ivone Teixeira considerou que "é feita uma viagem por Vila do Conde, que através trechos dos romances de Régio, se descobre alguns dos seus lugares de eleição".

O roteiro foi substancialmente revisado em relação à primeira edição publicada em 2004, contando com textos de Laura Castro e fotografias atuais de Sérgio Freitas.

No âmbito desta iniciativa promovida pela DRCN, foram já editados 16 roteiros, dedicados, nomeadamente, a autores como Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Trindade Coelho ou Guerra Junqueiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório