Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro filmes lusos integram festival de cinema do Rio

Os filmes portugueses "Os Maias", "Cavalo Dinheiro", "Ivone Kane" e "E agora? Lembra-me" foram selecionados para o festival de cinema do Rio de Janeiro, que começa no dia 24 no Brasil, de acordo com a programação.

Quatro filmes lusos integram festival de cinema do Rio
Notícias ao Minuto

20:35 - 19/09/14 por Lusa

Cultura Brasil

O festival, que abrirá com o documentário "O sal da terra", sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, decorrerá de 24 de setembro a 08 de outubro com filmes de 60 países, entre os quais quatro produções de realizadores portugueses.

No Panorama do Cinema Mundial foram escolhidos "Os Maias", de João Botelho, versão para cinema do romance homónimo de Eça de Queirós - e que tem estreia comercial assegurada no Brasil -, e o documentário biográfico "E agora? Lembra-se", de Joaquim Pinto, premiado em vários festivais e candidato de Portugal aos Óscares.

Na mesma secção será também exibido "Cavalo Dinheiro", que valeu a Pedro Costa o prémio de melhor realizador no festival de Locarno. O filme marca o regresso de Pedro Costa à personagem Ventura e ao universo das Fontainhas, depois de "Ossos", "No quarto de Vanda" e "Juventude em marcha".

No Rio de Janeiro estreará também "Yvone Kane", de Margarida Cardoso, ficção sobre uma ex-guerrilheira e ativista política morta em circunstâncias estranhas.

O filme foi rodado em Portugal e Moçambique, conta com Beatriz Batarda e Irene Ravache no elenco e aborda a ideia de perda de relação ideológica com África.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório