Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Culturas da China, Japão e Coreia do Sul em Lisboa no fim de semana

Mais de cinco mil pessoas são esperadas na 2.ª edição da Asian Culture Party, que decorre neste fim de semana, em Lisboa, e cuja programação percorre as culturas antigas e modernas da China, Japão e Coreia do Sul.

Culturas da China, Japão e Coreia do Sul em Lisboa no fim de semana
Notícias ao Minuto

12:30 - 19/09/14 por Lusa

Cultura Asian Culture Party

Para o pavilhão municipal do Casal Vistoso estão previstos concertos da chinesa Lu Yanan, solista instrumental de Pi'pa e Guzheng, de HITT, ligado ao J-Rock, e da dupla de pop japonês K-Ble Jungle e Eriko, segundo a organização.

Fernando Pedroso, da Inspiroptions, entidade organizadora, disse à agência Lusa que a "pré-venda de bilhetes está a superar largamente as expectativas".

"Nós estimamos este ano uma adesão superior a cinco mil pessoas. É provável que tenhamos a lotação esgotada", previu.

Este responsável destacou do programa os LARP (Live Action Role-Playing, Jogo de Interpretação ao Vivo), dança de leques e de máscaras, as presenças de 'youtubers' e o lançamento antecipado de um jogo da Nintendo.

Haverá ainda atividades 'cosplay', danças coreanas, um concurso K-pop dance, além de oficinas das línguas dos três países representados, de origami (arte japonesa de dobrar papel para criar figuras), de desenho ou de maquilhagem.

Os visitantes vão contar com zonas para jogar com consolas, de laser tag (atividade semelhante ao paintball, mas sem bolas de tinta) e de karaoke, esta última a decorrer praticamente ao longo de todo o evento.

"O nosso desejo futuro é trazer cada vez mais pessoas, mais atividades e mais parceiros, por forma a tornar o evento cada vez mais apelativo aos jovens interessados nestes assuntos e, claro, às famílias", comentou o responsável.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Pedroso contou ser um entusiasta da cultura asiática, que começou com a prática de karaté.

Na lista de interesses passaram a incluir-se animes e manga, filmes de artes marciais, rock japonês, o pop coreano e "até músicas de relaxamento".

A semente para o evento deste fim de semana foi lançada há quase dois anos com a organização de um 'flash mob', ao que se seguiu a fundação da Inspiroptions, uma associação sem fins lucrativos para promover a cultura e animação de países asiáticos.

"E foi aí que nasceu o evento Asian Culture Party", resumiu o organizador, que "resultou do empenho social de todos membros de forma voluntária" e de diferentes entidades, incluindo as embaixadas asiáticas, e "grupos informais nas redes sociais relacionadas com a Coreia, Japão e China".

Para os pouco familiarizados com o 'cosplay', Fernando Pedroso contou que o conceito surgiu nos anos 70, do século passado, nos Estados Unidos, principalmente devido a personagens dos filmes Star Wars, chegando nos anos 80 ao Japão e "tornou-se moda nos eventos de animação japonesa".

Já o K-POP é a abreviatura de Korean Pop Music (música pop coreana), que abrange estilos desde a dance music, eletrónica, rap ou hip hop, e tornou-se uma subcultura.

"Não consiste em apenas ouvir as músicas. Por norma, esses jovens de todo o mundo seguem a vida dos seus ídolos coreanos, desde comprar grande parte dos seus trabalhos, até mesmo ao ponto de imitar o estilo de vida: forma de vestir, imitar músicas e danças e entrar em concursos de 'covers' de k-pop.

O organizador informou haver um evento anual de K-Pop Cover organizado pela embaixada da Coreia do Sul em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório