Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mostra de ilustração em lojas de comércio tradicional de Lisboa

Dez estabelecimentos de comércio tradicional de Lisboa integram um roteiro, a ser percorrido a pé ou de bicicleta, que é também uma mostra de ilustração patente entre 04 de outubro e 18 de novembro.

Mostra de ilustração em lojas de comércio tradicional de Lisboa
Notícias ao Minuto

10:08 - 19/09/14 por Lusa

Cultura Outubro

"Ilustração Voadora" propõe um roteiro que passa por dez lojas, em nove locais entre Santos e Santa Apolónia, onde estarão expostas obras de ilustradores portugueses e brasileiros, explicou à Lusa o responsável pela iniciativa, Rui Henrique.

Um dos objetivos de Rui Henrique, autor do blogue 'bicicleta-voadora.blogspot.com', é "tentar sensibilizar as pessoas para as alternativas ao automóvel".

"As pessoas até podem tentar fazer [o roteiro] de carro, mas é em zonas da cidade que é pouco aconselhável a percorrer de automóvel", disse.

Outra das ideias é "apoiar a economia local", algo que Rui Henrique considera "bastante importante".

As dez lojas, "muito diferentes umas as outras", vão desde uma livraria, a uma loja de discos, passando por uma chocolataria artesanal e uma oficina de reciclagem.

Também os ilustradores portugueses escolhidos -- José Josué, Susana Matos, Isabel Alves, Ricardo Figueira, Hugo Serge O., Dedo Mau, Pedro Lourenço, Gonçalo Baptista, Reis Brothers, Ana Garcia e Helena Roque - têm "traços e processos de trabalho diferentes".

No âmbito de um intercâmbio com o Brasil, os ilustradores portugueses "vão expor lá [no evento Bike Arte, da associação Aromeizero, de São Paulo] um trabalho" e na "Ilustração Voadora" estarão expostos "dez trabalhos de ilustradores brasileiros, um em cada loja".

Para assinalar os estabelecimentos comerciais que integram do roteiro, à porta de cada sítio estará uma intervenção do coletivo de malha urbana 'Granda Malha'.

A "Ilustração Voadora" tem ainda uma vertente solidária. Rui Henrique adiantou que, no final da exposição, se realizará um encontro de desenhadores gráficos onde estará à venda um caderno para desenhadores, que está a ser produzido pela instituição ASSOL, Associação de Solidariedade Social de Lafões.

As receitas da venda dos cadernos irão reverter para a associação.

Para o dia de inauguração da mostra, 04 de outubro, está marcado um passeio inaugural, que pode ser feito a pé ou de bicicleta, com paragem em todos os pontos do roteiro.

O passeio parte às 14:30 da Rcicla, "onde é possível alugar bicicletas", situada no nº 86-b da Avenida 24 de Julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório