Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lei da cópia privada "é uma medida corajosa" para compensar artistas

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou hoje no parlamento que a proposta de lei sobre a cópia privada é "uma medida corajosa" para compensar os artistas, mas o debate parlamentar ficou marcado por dúvidas e interrogações.

Lei da cópia privada "é uma medida corajosa" para compensar artistas
Notícias ao Minuto

18:34 - 17/09/14 por Lusa

Cultura Jorge Barreto Xavier

Os deputados debateram hoje, com a presença do tutelar da Cultura, - e votam na sexta-feira - três projetos de lei do Governo sobre direitos de autor, direitos conexos e cópia privada, e uma proposta legislativa do PCP sobre partilha de dados informáticos.

No debate, o deputado Michael Seufert, do CDS-PP (da maioria parlamentar), questionou Jorge Barreto Xavier sobre o prejuízo para os autores "por ouvirem música em casa, no carro ou num 'smartphone'", porque o "legislador é obrigado a saber esse valor".

Apesar de não ter chegado a responder a essa pergunta, Jorge Barreto Xavier defendeu, ao longo de todo o debate, que a proposta de lei da cópia privada é "uma atualização da taxa anexa [da legislação] de 2004" sobre equipamentos e dispositivos - como por exemplo, leitores de MP3, telemóveis ou CD -, consoante a capacidade de armazenamento, dada a evolução tecnológica.

"É uma medida corajosa porque é possível gerar receitas para os criadores", disse.

O PS lamentou a "intencional confusão entre o combate à pirataria e a cópia privada" - como afirmou o deputado Pedro Delgado Alves -, e defendeu que "é a indústria que deve suportar a lei" e não o consumidor, justificou Gabriela Canavilhas.

Catarina Martins, deputada do Bloco de Esquerda, afirmou que "é preciso mudar o paradigma e deixar de perseguir as novas formas de fruição de cultura", por conta da evolução tecnológica e digital e acusou o Governo de estar a fomentar "uma taxa sobre o consumo" em vez de "taxar os que mais ganham".

Miguel Tiago, deputado do PCP concordou que "a lei está desatualizada, mas a proposta [do Governo] não responde às necessidades": "As taxas não são para indemnizar os artistas. A solução não é limitar o acesso à cultura".

O PCP apresentou um projeto de lei sobre partilha de dados informáticos que propõe que os autores dedicam "se querem ou não proteger a sua obra de partilha não comercial", remetendo para as operadoras de banda larga o papel de contributo da taxa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório