Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Filmes portugueses no Festival de Cinema de Toronto

Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Gabriel Abrantes são alguns dos realizadores portugueses que terão filmes em exibição no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014 (TIFF), que tem início na quinta-feira.

Filmes portugueses no Festival de Cinema de Toronto
Notícias ao Minuto

20:49 - 02/09/14 por Lusa

Cultura TIFF

A cinematografia nacional encontra-se representada nesta 39.ª edição do TIFF com cinco obras selecionadas para as diversas secções do festival canadiano, nomeadamente na Wavelengths.

Nesta secção serão exibidos os filmes de Pedro Costa ‘Cavalo Dinheiro’, distinguido este ano no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com o prémio para o Melhor Realizador, e ‘Songs from the North’, da realizadora coreana Soon-Mi Yoo, resultado de uma coprodução entre a Rosa Filmes e Haden Guest.

Além de melhor realização, Pedro Costa foi também distinguido em Locarno com uma menção especial do Prémio FICC/IFFS (Federação Internacional de Cineclubes).

‘Songs from the North’, da realizadora Soon-Mi Yoo, foi premiada na Suíça com o Leopardo de Melhor Primeira Obra.

Manoel de Oliveira também mostrará a sua nova curta-metragem, ‘O Velho do Restelo’, na secção Wavelength Shorts, onde estarão igualmente o filme ‘Taprobana’, de Gabriel Abrantes, que foi apresentado no Festival de Berlim, em fevereiro, e em França, em junho, e ‘As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras’, de Joana Pimenta, selecionado para festival o IndieLisboa 2014.

‘Meio-campo’, de Pedro Amorim, será exibido no festival no Programa Internacional de Curtas.

O produtor Nuno Bernardo, fundador, produtor e argumentista da beActive, empresa especializada na produção e distribuição de conteúdos multiplataforma, como ‘A estrada da Revolução’, ‘Colider’ e ‘Beat girl’, participará no ‘Toronto Producers' Lab’.

Este laboratório é uma atividade desenvolvida pela European Film Promotion e pelo Festival de Toronto para dar aos participantes a possibilidade de encontrarem parceiros canadianos para coprodução.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014 decorre até 14 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório