Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

'O Fim da Era Espírito Santo' lançado até ao final do ano

A Alêtheia Editores projeta publicar sete títulos, até ao final do ano, entre os quais 'O Fim da Era Espírito Santo', da jornalista Maria Teixeira Alves, e a autobiografia de um ex-recluso, Johnson Semedo, foi hoje anunciado.

'O Fim da Era Espírito Santo' lançado até ao final do ano
Notícias ao Minuto

17:09 - 02/09/14 por Lusa

Cultura Editora

A obra ‘O Fim da Era Espírito Santo’ é publicada no dia 07 de novembro e, segundo fonte da editora, neste livro "a jornalista Maria Teixeira Alves expõe a cadeia de acontecimentos que levaram à derrocada da mais antiga dinastia de banqueiros do país".

"Recentrando o debate e esclarecendo várias dúvidas que facilmente se perdem na torrente de notícias que temos testemunhado nos últimos meses, vemos como a administração encabeçada por Ricardo Salgado veio a ser a última do antigo Banco Espírito Santo", acrescentou.

‘Estou tranquilo - Viver em liberdade após 10 anos de prisão’, de Johnson Semedo, é editado no dia 10 de outubro. A obra é a autobiografia de Semedo, que fugiu de casa ainda criança, na Cova da Moura, no concelho da Amadora, "entrou no mundo da criminalidade" e foi preso. "Durante a reclusão manteve o consumo de droga e nunca respeitou as liberdades condicionais, mas, cumprida a pena, a sua vida mudou: curou-se da dependência, reconciliou-se com o passado e, sobretudo, usou a sua experiência de vida como fonte de ajuda ao próximo, e agora conta a sua história", remata a apresentação da obra.

A editora abre a temporada editorial com ‘O Falcão Albanês’, de Manuel Monteiro, que anteriormente, em 2011, publicou ‘Sei onde mora Herberto Helder’. Segundo fonte da Alêtheia, o novo romance de Manuel Monteiro partilha "o mesmo mundo" desta obra. "Algumas personagens d’O Falcão Albanês' transitam do livro anterior", referiu.

Segundo a mesma fonte, em ‘O Falcão Albanês’ "assistimos, dentro da luta pelo pão de cada dia, à procura pela cultura e pelo sublime, com uma mulher-a-dias desempregada a montar uma banca de livros na Feira da Ladra [em Lisboa]. Nesta tarefa é ajudada por um engenheiro, antigo revolucionário, que se apaixonou por ela e que a ajuda a penetrar no mundo maravilhoso dos criadores literários e das suas obras".

‘O Falcão Albanês’ é editado no dia 05 de setembro.

Ainda este mês, no dia 19, são publicados ‘A exploração sexual de crianças no ciberespaço’, do magistrado do Ministério Público Manuel Aires Magriço, que "nos dá conhecer o ambiente, o modo de pensar dos criminosos, o modo de investigar os crimes e recolher provas, alertando os pais, educadores e o público em geral para os perigos existentes para as crianças no mundo em rede", e ‘Longest Fore’, de António Maia, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, e que aborda esta modalidade através dos seus ‘cartoons’.

No dia 29, é editada a obra ‘Tiologias - os sobrinhos de Deus e outros textos’, do padre Gonçalo Portocarrero de Almada, que anteriormente publicou, nesta chancela, ‘Auto-de-fé - A Igreja na inquisição da opinião pública’, uma entrevista com a editora Zita Seabra, e ‘As palavras da Palavra - Dicas sobre as parábolas de Jesus’.

‘Tiologias’ reúne as crónicas escritas pelo sacerdote de 56 anos, doutorado pela Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, desde 2011, para diferentes jornais, nomeadamente, Público, jornal i, A Voz da Verdade e Observador.

Em outubro, além da autobiografia de Johnson Semedo, é publicado, no dia 24, ‘De uma mulher para mulheres que amam’, da psicóloga Débora Água-Doce. "Esta é uma obra focada na ajuda às mulheres que se viram enredadas num amor nocivo", adianta a apresentação da Alêtheia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório