Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Festival 'Acaso' com espetáculos em Leiria

O festival de teatro 'Acaso', organização do grupo 'O Nariz', de Leiria, que assinala 20 anos de atividade em 2014, arranca no dia 11 e até 01 de novembro promete teatro, música e outras iniciativas em cinco concelhos.

Festival 'Acaso' com espetáculos em Leiria
Notícias ao Minuto

14:22 - 02/09/14 por Lusa

Cultura Teatro

"Este ano, vamos alargar a área geográfica do festival, porque reativámos parcerias e colaborações com municípios", disse hoje à agência Lusa o diretor artístico do grupo ‘O Nariz’, Pedro Oliveira.

O responsável adiantou que o objetivo do festival, que soma este ano 19 edições e é "o mais antigo festival de teatro da região", é "trazer espetáculos à região de Leiria que, de outra forma, não passam por cá".

"Queremos chegar o mais longe possível na região", declarou Pedro Oliveira, salientando que ‘O Nariz’ pretende "mostrar o teatro que se faz para públicos diversificados e em locais distintos".

O festival começa no dia 11, às 22:00, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, com a estreia de ‘Gôda’, pelo grupo ‘Dobrar’, continuando em Santa Eufémia, Leiria, com ‘One man alone’, do Teatro Didascália, no dia 13.

No dia 20, no Recreio dos Artistas, a casa de ‘O Nariz’, o grupo Alpendre dos Açores apresenta ‘Divorciadas, evangélicas e vegetarianas’ e, a 24, o auditório municipal da Batalha recebe ‘Os Três Capitães’, de Filipe Crawford Produções.

A 27, o ‘Acaso’ está, de novo, na Batalha, agora no mosteiro, onde ‘O Nariz’ vai estrear ‘Eram só pedras quando tudo começou’.

O festival prossegue a 02 de outubro em Leiria, com a antestreia de ‘A Batalha do Rio Bzura’, pelo grupo Palmilha Dentada, e, no dia seguinte, o grupo de formação de ‘O Nariz’ apresenta o exercício final do trabalho que fez ao longo do ano, enquanto a 08 é a vez de subir ao palco do auditório da Batalha ‘O vosso pior pesadelo’, pelo Teatro Art'Imagem, onde, a 16, o Teatro Extremo exibe ‘Einstein’.

Neste dia também, o Teatro Amador de Pombal leva ao Teatro Miguel Franco ‘Romeu e Julieta’, o mesmo palco onde Rita Ribeiro interpreta ‘Gisberta’, nos dias 22 (para alunos) e 23.

A 26, o festival vai a Pedrógão Grande com a peça ‘O Guardião do Rio’, do grupo Palminha Dentada e, no dia 30, Diogo Infante e João Gil estão no palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, com ‘Ode marítima’.

O ‘Acaso’ encerra a 01 de novembro, na Casa da Cultura Stephens, na Marinha Grande, pelo grupo organizador e a peça ‘Panza e De La Mancha’.

Outras iniciativas integram o festival, como a exposição ‘Horribilis Casa’, no Alinhavar, em Leiria (dia 13 de setembro), contos, música, jogos, fantoches e outras atividades dedicadas a famílias no Castelo de Leiria (14) e um espetáculo-concerto de música e poesia erótica e satírica portuguesa pelo quarteto ‘Penicos de prata’, no Teatro Miguel Franco (25).

Em outubro, há, entre outras iniciativas, mais contos, agora em Alvados, Porto de Mós (dia 04), e mais música em Leiria, com a apresentação do álbum ‘Lua de Luto’, pelo cantautor António Cova (09), ou a atuação de Fernandito e Fernando Meirelles (11), e na Marinha Grande, com Carlos Barretto e António Eustáquio (dia 31).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório