Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Siza Vieira alvo de "muitas honras" na inauguração de obra

A primeira obra de Siza Vieira na China - um edifício de escritórios, desenhado em parceria com Carlos Castanheira - foi inaugurada hoje na província de Jiangsu, no leste do país, com a presença dos dois arquitetos portugueses.

Siza Vieira alvo de "muitas honras" na inauguração de obra
Notícias ao Minuto

10:51 - 30/08/14 por Lusa

Cultura China

"Foi uma grande cerimónia, com as autoridades locais e da província, e muitos jornalistas de revistas de arquietura", disse Carlos Castanheira à agência Lusa, acerca da inauguração.

O mesmo arquiteto contou que Siza Vieira foi objeto de "muitas honras" e "houve até um jornalista que lhe perguntou se ele se sentia 'um embaixador de Portugal'".

A obra inaugurada hoje é um edifício de dois pisos e 300 metros de comprimento, encomendado por uma empresa de Taiwan instalada em Huaian, a Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co.

Está construída num lago artificial adjacente àquela unidade industrial e foi batizada com o nome de "Edifício sobre a Água".

Além do projeto arquitetónico, o mobiliário, os candeeiros e os tapetes do edifício foram também desenhados em Portugal.

"É uma produção portuguesa e só mostra que Portugal tem capacidade para exportar e há boa recetividade para os nossos produtos", comentou Siza Vieira.

Siza Viera, 81 anos, ganhou o Prémio Pritkzer (o Nobel da Arquitetura) em 1992. Wang Shu, o unico chinês distinguido até hoje com aquele galardão, considera-o "um mestre".

Em declarações prestadas esta semana à agência Lusa, acerca da sua primeira obra na China, Siza Vieira disse ter encontrado "um ambiente de trabalho muito bom".

"O cliente respeitou escrupulosamente o projeto. Foi um prazer. Ultrapassou tudo o que eu esperava", afirmou.

Siza Vieira e Carlos Castanheira, que se encontram na China desde há semanas, partem no domingo para Macau, para desenvolverem um projeto de renovação de um histórico hotel da cidade, regressando a Portugal na próoxima quinta-feira.

Entretanto, em Taiwan, inauguraram um edifício de apoio a um campo de golf e, em Hangzhou, no leste da China, assisitiram ao arranque da construção de um museu, dois projectos desenhados pela mesma parceria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório