Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Festival TODOS regressa com programação multicultural

O festival TODOS vai voltar a animar as ruas de São Bento, Poço dos Negros e Santa Catarina, em Lisboa, com uma programação multicultural de música, dança, teatro, cinema e fotografia, entre os dias 12 e 14 de setembro.

Festival TODOS regressa com programação multicultural
Notícias ao Minuto

22:21 - 29/08/14 por Lusa

Cultura Lisboa

A sexta edição do TODOS - Caminhada de Culturas tem como mote "Um Povo de Povos" e pretende continuar a "promover o valor da interculturalidade na cidade de Lisboa", referiu o responsável pela organização do festival, Miguel Abreu.

Iniciativa da Câmara de Lisboa, organizada pelo Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM), o festival vai ser uma fusão de culturas "da Ásia, do Oriente, de África, do Brasil, da América Latina e de Portugal", num orçamento que "ronda os 150 mil euros", referiu.

A programação do festival é destinada a "vários tipos de gostos e para várias faixas etárias", sempre com entrada gratuita.

Para Miguel Abreu, a Assembleia da República vai ser uma vez mais um dos pontos do itinerário cultural do festival, reforçando que "a Rua de São Bento é por excelência a rua das manifestações populares" e este ano celebra também "os 40 anos do 25 de abril e da democracia portuguesa".

Entre os principais espetáculos que o festival proporciona, o organizador destacou o 'São Bento em Movimento' com "um conjunto de artistas musicais, que vão atuar em vários cafés, lojas e restaurantes", que percorre a Rua de São Bento, entre os dias 12 e 13 de setembro, a partir das 21:30.

Durante o festival TODOS serão exibidos dois filmes de 'Bollywood Drive In', em ecrã gigante, no parque de estacionamento de São Bento, nos dias 12 e 13 de setembro, às 21:00.

'Fados ao Piano' é também um dos destaques na programação, com a atuação de uma pianista sérvia, Vera Prokic, "que vive há vários anos em Portugal e irá tocar fados do século XIX do compositor Alexandre Rey Colaço", nos dias 13 e 14 de setembro, às 18:00 e às 15:00, respetivamente.

A performance coreográfica de Vera Mantero, designada de 'Salário Máximo' vai decorrer na Sala do Senado da Assembleia da República, entre os dias 13 e 14 de setembro, pelas 16:00, "para uma aproximação a estes novos conceitos de povo, de vizinhos, de direitos e deveres dos cidadãos de uns para com os outros", afirmou o organizador do evento.

Nos dias 13 e 14 de setembro, às 10:30, subirá ao palco do Terraço d'A Lontra a peça de teatro 'FATMA', para adultos, do dramaturgo Argelino M'Hamed, com "um serviço de pequeno-almoço argelino no intervalo da peça".

O festival TODOS conta ainda com uma exposição de fotografia 'Bastidores do Bairro', que retrata "toda a população que mora no território de São Bento", e que vai estar disponível nos três dias do evento, na Casa dos Mundos, na Rua Nova da Piedade.

Para refletir sobre a ideia de "Um Povo de Povos", a organização desafiou "um conjunto de políticos, filósofos, escritores e artistas num encontro de 'Palavras ao Povo', no jardim do Palácio de São Bento", no dia 14 de setembro, às 17:00.

O encerramento do festival será com o 'Copo d' Água', no qual haverá "um encontro de gastronomias de várias partes do mundo, com um desfecho musical acompanhado pela Orquestra TODOS", disse o responsável.

O balanço de outras edições do TODOS - Caminhada de Culturas "é positivo, com uma média de 20 mil participantes por cada edição", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório