Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Simone de Oliveira na programação do Teatro da Guarda

Um espetáculo da cantora Simone de Oliveira é um dos destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os próximos quatro meses, foi hoje anunciado.

Simone de Oliveira na programação do Teatro da Guarda
Notícias ao Minuto

13:49 - 29/08/14 por Lusa

Cultura Espetáculo

Segundo Victor Afonso, programador cultural do TMG, Simone de Oliveira apresenta-se no grande auditório, no dia 27 de novembro, no âmbito das comemorações do 815.º aniversário da cidade da Guarda.

O programa comemorativo integra ainda, nos dias 28 e 29 de novembro, um espetáculo comunitário de música e teatro, sob a orientação de Fernando Mota e Cláudia Andrade, que envolverá grupos e associações locais.

A agenda do TMG para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, hoje apresentada em conferência de imprensa, integra ciclos temáticos, música, artes plásticas, teatro, cinema e dança.

Victor Afonso destacou a realização do ciclo "Diferente é igual [Ciclo de Arte-Terapia]", que aborda a questão da deficiência e que inclui doze atividades de música, cinema, artes plásticas, oficinas de musicoterapia e teatro, entre outras.

"É um dos ciclos estruturantes da programação deste quadrimestre", disse o responsável, indicando que o evento é "não só vocacionado para o público portador de deficiência, como algumas atividades são interpretadas por esse próprio público".

A programação do TMG também integra o cine-concerto "Burmester. Pasolini. Bach.", por Pedro Burmester (13 setembro), o espetáculo "aCuerdas", de Fátima Miranda e Marc Egea (25 outubro), e o concerto "Deixem o pimba em paz", de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo (06 dezembro).

Ainda na música, serão realizados dois ciclos: IX Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (11 - 18 outubro) e Rock em Português (12 - 14 novembro). O dia mundial da música, 01 de outubro, será assinalado com um espetáculo do músico da Guarda Rui Pedro Dias.

No teatro, realce para a peça "Gata em telhado de zinco quente", pelos Artistas Unidos (08 novembro), e nas artes plásticas, para a exposição "Provas de Contacto", da autoria de José de Guimarães (27 setembro a 31 dezembro).

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, que esteve na conferência de imprensa, considera que a programação hoje apresentada é "densa e rica".

O autarca lembrou que a política cultural assumida para o TMG pelo executivo que lidera permitiu aumentar a afluência de público ao complexo cultural em cerca de 5% e diminuir os custos em 21%.

"Só posso manifestar uma satisfação por aqueles que são os indicadores com os quais somos confrontados", disse, revelando que a programação para os últimos quatro meses de 2014 custa nove mil euros aos cofres do município.

Álvaro Amaro anunciou ainda que a autarquia vai passar a realizar anualmente uma ou duas conferências, denominadas "As conferências da Guarda", por ocasião do aniversário da cidade.

A primeira está marcada para o dia 28 de novembro e ainda não tem temática, local nem convidados definidos, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório