Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

MANIFesta regressa após 20 anos com animação no centro histórico

A iniciativa MANIFesta, que reúne associações de desenvolvimento local, da economia social e solidária, vai regressar a Santarém após 20 anos, com animação cultural no centro histórico, entre os dias 9 e 12 de outubro.

MANIFesta regressa após 20 anos com animação no centro histórico
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/08/14 por Lusa

Cultura Santarém

Organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), a MANIFesta realizou-se pela primeira vez em 1994, em Santarém, tendo vindo a repetir-se de dois em dois anos, por várias zonas do país, comemorando este ano a décima edição.

Segundo o responsável da ANIMAR, Mário Alves, a iniciativa está estruturada em três eixos: a assembleia, através de "debates, oficinas temáticas e tertúlias"; a feira, em vários locais do centro histórico, "onde as associações, membros da rede ANIMAR e de todo o país mostram o que têm, seja produtos que queiram vender, seja serviços ou ideias que queiram discutir"; e a festa com "um conjunto de atividades culturais ao longo dos quatro dias".

A X MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária pretende "mostrar a diversidade de oferta cultural das regiões do país e projetos culturais que tenham a ver com as associações", referiu o responsável.

De acordo com o organizador, esta edição é especial, pois trata-se de "uma coincidência temporal interessante de efemérides", com a celebração dos 40 anos do 25 de abril e os 20 anos da iniciativa.

"Se não houvesse 25 de abril não havia MANIFesta, nem havia associações a funcionar desta forma, porque não eram permitidas em ditadura", admitiu.

"Novos e velhos desafios para o desenvolvimento local" é o mote desta edição, proporcionando "um momento e um espaço em que as pessoas que trabalham em regiões muito distantes e em contextos muito diferentes, têm a oportunidade de se encontrarem e, através da troca de ideias, tentarem reforçar o seu trabalho".

Para o membro da ANIMAR, esta edição visa também "tentar alertar os dirigentes associativos para a necessidade das associações começarem cada vez mais a pensar que o ciclo da eterna dependência do Estado tem que ser quebrado".

"As associações não podem pensar que é um dado adquirido a renovação dos subsídios. Têm que pensar em gerar fundos próprios até para reforçarem a sua independência", considerou.

Em relação ao balanço de outras edições, Mário Alves afirmou ser "muito positivo, pois são muitíssimos os casos de associações e de regiões nas quais a passagem da MANIFesta por lá contribuiu para o reforço da intercooperação das associações do local".

Apesar do balanço positivo, "as edições têm sido muito irregulares, porque o gráfico de desenvolvimento do país também é irregular. Cada edição espelha a situação de cada região", justificou.

A X MANIFesta vai decorrer por diversos pontos do centro histórico de Santarém, "um percurso de proximidade que vai permitir que as pessoas, em 30 minutos, consigam percorrer todos os polos" da feira.

A iniciativa conta também com animação cultural, em que o ponto alto são três concertos, nas noites de 9, 10 e 11 de outubro, no Convento de São Francisco, em Santarém.

De acordo com responsável da ANIMAR, esta edição é realizada em parceria com as associações locais, a APRODER e a ADSCS, e da Câmara de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório