Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Romance inacabado de Saramago editado em Itália

'Alabardas, alabardas', o romance inacabado de José Saramago foi hoje colocado no mercado italiano, informou a Fundação José Saramago.

Romance inacabado de Saramago editado em Itália
Notícias ao Minuto

18:58 - 27/08/14 por Lusa

Cultura Livros

O livro contém um texto do escritor italiano Roberto Saviano e outro do espanhol Fernando Gómez Aguilera, a capa é um desenho de Günter Grass, Prémio Nobel de Literatura, segundo a mesma fonte que adianta que, em setembro, sairão as edições em português (Portugal e Brasil), em espanhol (Espanha e América Latina) e em catalão.

"Os leitores podem, por fim, conhecer a última história que o escritor quis contar porque, como deixou dito, 'Que quem se cala quanto me calei, não poderá morrer sem dizer tudo'".

Em todas as línguas, o romance e as notas são publicados com os textos de Saviano e Aguilera e as ilustrações de Grass. A edição brasileira inclui também um texto assinado pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares.

No editorial da revista Blimunda, de julho último, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar Del Río, viúva do escritor, afirma que a publicação do texto "será mais uma forma de repúdio à violência".

"São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade", explica Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório