Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Filme de estreia de Jeff Baena abre a 10 de setembro o MOTELx

O filme "Life After Beth", de Jeff Baena, abre oficialmente o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (MOTELx), a 10 de setembro, que é antecipado por uma semana de "aquecimento" ("warm up"), a partir do dia 05.

Filme de estreia de Jeff Baena abre a 10 de setembro o MOTELx
Notícias ao Minuto

09:06 - 27/08/14 por Lusa

Cultura Festival

De 05 a 10 de setembro, antecipando "cinco dias intensos do mais recente cinema de terror", realiza-se uma noite de "Poesia Tumular", sessões de cinema ao ar livre e uma parada zombie, anunciou a organização.

O filme de abertura, "Life After Beth", é protagonizado por Aubrey Plaza e conta com as participações, entre outros, de John C. Reilly e Anna Kendrick. O filme, afirma a organização, "traz um olhar refrescante sobre o terror".

"Life After Beth" é a primeira longa-metragem dirigida por Jeff Baena, argumentista de "Os Psico Detetives", que chega às salas de cinema 11 anos após a criação do argumento.

Dias antes da estreia, nos Estados Unidos, no passado dia 15, o diário The New York Times descrevia o filme como "uma comédia zombie, romântica".

A encerrar o certame a organização do MOTELx propõe outra "divertida comédia romântica zombie" intitulada "Stage Fright", de Jerome Sable, protagonizado por Meat Loaf, nome artístico de Michael Lee Aday.

Segundo a mesma fonte, este musical "quebra com os cânones do terror", é um filme "sangrento", "terrífico e cheio de boa música".

O Festival propriamente dito divide-se por três espaços, no eixo Restauradores/Avenida: o Cinema São Jorge, o Teatro Tivoli e a Cinemateca Júnior, instalada no Palácio Foz.

A única secção competitiva do festival, o Prémio MOTELx -- Melhor Curta de Terror Portuguesa, regista, este ano, "um notável aumento de inscrições", de acordo com a organização, e apresenta 13 curtas-metragens.

No concurso vão ser exibidas "Bodas de Papel" (2014), de Francisco Antunez, "Contactos 2.0" (2014), de Bernardo Gomes de Almeida e Rodrigues Duvens Pinto, "Demência" (2014), de Rafael Almeida, "Dentes e Garras" (2013), de Francisco Lacerda, "Epoh" (2013), de Pedro Pinto, "Forbidden Room" (2013), de Emanuel Nevado e Ricardo Almeida, "Gata Má" (2013), de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto, "Maria" (2014), de Joana Viegas, "A Morte é o Único Perdão" (2014), de Rui Pilão, "Offline" (2014), de Pedro Rodrigues, "Pela Boca Morre o Peixe" (2014), de João P. Nunes, "Schadenfreude -- De Morrer a Rir" (2014), de Leonardo Dias, e "Se o Dia Chegar" (2014), de Pedro Santasmarinas.

O júri é composto pelo ator e realizador Gonçalo Waddington, a diretora do Shortcutz Porto, Luísa Sequeira, e o realizador francês Julien Maury.

O prémio é constituído pelo valor pecuniário de 3.000 euros e "um fim de semana de inspiração num hotel".

"Serviço de Quarto" é a secção principal do Festival e a organização destaca "a continuação de algumas trilogias, como é o caso de 'Allelluia' (2014), do belga Fabrice du Welz", e "o fecho de outras, com 'Among the Living' (2014), da dupla Julien Maury/Alexandre Bustillo".

"À semelhança da edição anterior, as mulheres continuam presentes no MOTELx". Dos Estados Unidos é exibido "Honeymoon", a primeira longa-metragem de Leigh Janiak, e, da Austrália, "The Babadook", de Jennifer Kent.

A secção "Quarto Perdido", dedicada a filmes históricos portugueses, faz este ano especial referência à denominada "literatura negra" e exibe "O Cerro dos Enforcados", de Fernando Garcia, a partir do conto "O Defunto", de Eça de Queiroz, e "Os Canibais", de Manoel de Oliveira, a partir da obra homónima de Álvaro do Carvalhal.

A secção "Lobo Mau", dedicada às crianças e jovens, apresenta na Cinemateca Júnior, o ciclo "Espelhos, Dragões, Magia Negra e Esqueletos - Os Clássicos da Disney", com três animações, "Branca de Neve e os Sete Anões", "Pinóquio" e "Fantasia".

A "tarde de Jogos (pouco) assustadores", dedicada aos jogos de tabuleiro, volta a marcar presença este ano.

No âmbito dos eventos paralelos, Julien Maury e Alexandre Bustillo vão estar à conversa com o público sobre a sua carreira e metodologia de trabalho, as dificuldades de filmar terror em França e os fascina no género, será realizada uma formação em efeitos especiais, num "workshop" orientado por Dan Frye, que ficou conhecido pelo seu trabalho em "Shaun of the Dead" e "Prometheus" e uma "masterclass" de duplos, conduzida pela MAD Stunts, de David Chan.

A programação inclui ainda a antestreia do primeiro episódio da série da sétima e última temporada de "True Blood".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório