Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Nuno Saraiva em destaque no festival Luanda Cartoon

Cerca de uma centena de trabalhos de 24 artistas integram a XI edição do festival Luanda Cartoon, que arranca hoje na capital angolana com o cartoonista português Nuno Saraiva em destaque.

Nuno Saraiva em destaque no festival Luanda Cartoon
Notícias ao Minuto

11:33 - 22/08/14 por Lusa

Cultura Cartoonista

O Festival Internacional de Banda de Desenhada de Luanda resulta de uma parceria, iniciada em 2003, entre o Estúdio Lindomar (Angola) e o Camões - Centro Cultural Português (Luanda) e reúne este ano, além de autores nacionais, artistas de Portugal, Camarões, França, República Democrática do Congo (RDCongo), Tanzânia e Moçambique.

"Há três edições que estamos a convidar aristas de nome internacional precisamente para dar ainda mais visibilidade ao festival. Este ano temos como grande destaque o Nuno Saraiva, que está a fazer grande sucesso em termos internacionais e que já está em Luanda. Mas também o Barly Baruti, da RDCongo", disse à Lusa Olímpio de Sousa, um dos organizadores.

Entre os 24 artistas presentes em Luanda, cada um com quatro a cinco trabalhos em exposição, nove são estrangeiros, o que para a dupla mentora do festival, os irmãos cartoonistas Lindomar e Olímpio de Sousa, demonstra a importância entretanto alcançada.

"Hoje já temos muito mais cartoonistas a trabalhar em Angola, mas infelizmente os nossos jornais ainda não têm tanta abertura para este tipo de arte. Mas com este festival temos feito de tudo para que isso aconteça, para que se criem espaços para os nossos cartoonistas e estamos em fase de crescimento", garante Olímpio de Sousa.

Os organizadores garantem que o "Luanda Cartoon" é o único festival do género em Angola, "um dos mais importantes eventos de banda desenhada a nível da África Austral" e "o maior" entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O festival decorre até 30 de agosto, no Centro Cultural Português (Camões), em Luanda, e, além da exposição e lançamento de novos trabalhos de caricatura e banda desenhada, envolve workshops temáticos para profissionais e amadores, um ciclo de cinema animado (2D e 3D) e palestras sobre banda desenhada com os artistas convidados.

Está ainda previsto o lançamento da IV edição do projeto "A Banda Desenhada na Língua Portuguesa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório