Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Companhia teatral Palmilha Dentada recorre a crowdfunding

A companhia Palmilha Dentada decidiu apostar na angariação digital de fundos (também conhecido por 'crowdfunding') para reunir 3.000 euros para a "construção, divulgação e comunicação" da peça "Bzura", a estrear-se a 02 de outubro, disse hoje o encenador.

Companhia teatral Palmilha Dentada recorre a crowdfunding
Notícias ao Minuto

16:22 - 21/08/14 por Lusa

Cultura Peça

O também responsável pelo texto da obra, Ricardo Alves, explicou à Lusa que a Palmilha Dentada sempre contou com apoio do seu público, dando como exemplo o pagamento do "preço simpático" pelos bilhetes dos espetáculos, ou seja, espectadores que escolhiam pagar 7,5 euros em vez de cinco por reconhecerem mérito à companhia.

"Desta vez decidimos ir ainda mais longe", referiu Ricardo Alves, que lembrou que já antes o conjunto do Porto havia implementado um regime de coprodução com o público e que agora é desenvolvido através do 'crowdfunding', que conta com "recompensas" diferentes consoante o montante do apoio.

Desta forma, a peça "Bzura" contava hoje ao início da tarde com 1.621 euros angariados, por entre modalidades que começam na contribuição de dois euros ("Coprodutor fino"), seguindo-se os cinco euros ("Coprodutor simpático" e primeiro patamar que dá direito a um bilhete para o espetáculo).

O nível mais alto fixa-se nos 5.000 euros para o "coprodutor oportunista", como se pode ler na página do projeto: "Eleve o seu nome ao Olimpo dos Belmiros, dos Jeronimos Martins, dos Espíritos Santos... Além dos dois bilhetes para a peça, mediante lotação da sala e com marcação prévia, oferecemos-lhe a oportunidade de durante um ano o seu nome ficar ligado ao nosso. Na senda dos festivais, também nós decidimos ter um nome comercial!"

Os 3.000 euros repartem-se em 1.500 euros para material cenográfico, 500 para figurinos, 800 para material de divulgação e 200 para distribuição e afixação, refere a página do projeto, acessível em http://ppl.com.pt/pt/prj/bzura.

'Bzura', com interpretação de Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos, é uma peça sobre guerra, disse Ricardo Alves, que sublinhou que, tal como noutros trabalhos da Palmilha Dentada, o tema será tratado com humor, sendo uma "reflexão sobre afinal o que é a guerra, porque é que há guerra e porque é que não há".

A peça vai-se estrear a 02 de outubro, em Leiria, e prossegue no Porto, a partir de dia 15 do mesmo mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório