Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Alcobaça comemora 500 anos dos forais manuelinos

A Câmara de Alcobaça vai assinalar os 500 anos dos 11 forais atribuídos por D. Manuel I ao concelho com um programa de atividades que se inicia no sábado e se prolonga até março de 2015.

Alcobaça comemora 500 anos dos forais manuelinos
Notícias ao Minuto

11:43 - 20/08/14 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

As comemorações arrancam no sábado, na freguesia de Maiorga e percorrerão as 11 freguesias às quais D. Manuel I outorgou o foral que estabelecia os direitos e deveres dos moradores.

Com exceção do foral de Alpedriz, assinado a 20 de março de 1515, todos os outros (Alcobaça, Alfeizerão, Aljubarrota, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Paredes da Vitória, S. Martinho do Porto e Turquel) datam de 01 de outubro de 1514.

Assim, além dos programas festivos desenvolvidos em cada uma das localidades, no dia 01 de outubro a câmara realiza uma sessão comemorativa envolvendo todas as freguesias do concelho e que contará com a participação de Saúl Gomes, da Universidade de Coimbra, numa mesa redonda sobre o tema "Dos forais ao poder local".

Do programa constam várias iniciativas promovidas pelo município, juntas de freguesia e escolas do concelho, incluindo dramatizações alusivas à outorga dos forais, preparadas pelos professores de história dos agrupamentos de Cister, S. Martinho e Externato Cooperativo da Benedita.

Serão ainda publicados, a partir de dia 21, num jornal local, 11 fascículos dedicados aos 11 forais, sendo o primeiro dedicado a Maiorga e o último a Alpedriz.

A Câmara de Alcobaça, que já tinha conseguido recuperar, no passado, os forais de Turquel e da Cela, adquiriu em março deste ano o Foral de Alpedriz, descoberto entre o espólio de um antiquário, em Lisboa.

As comemorações terminarão em Alpedriz, a 20 de março do próximo ano, com o lançamento de uma publicação sobre os Forais de Alcobaça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório