Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Milhares de pessoas esperadas no festival aéreo de Viseu

Milhares de pessoas são esperadas, no próximo fim de semana, em Viseu, para verem as acrobacias e demonstrações das aeronaves que participam no festival aéreo, que este ano tem um dia especialmente dedicado às crianças.

Milhares de pessoas esperadas no festival aéreo de Viseu
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/08/14 por Lusa

Cultura 47.ª Edição

O Festival Aéreo de Viseu vai na 47.ª edição, estando a direção do Aeroclube, que o organiza, apostada em acabar com a ideia de que o mundo da aviação não é acessível a todos.

"As pessoas têm a ideia de que a aviação é só para alguns. Esta direção, que tem dois anos, quer quebrar esse mito e começou por apostar nas crianças", contou à agência Lusa Dominique Ramos, presidente do Aeroclube de Viseu, acrescentando que, desde o ano passado, já foram recebidos no aeródromo alunos de dezenas de escolas.

Esta aposta em conquistar os mais novos acabou por motivar um programa a eles dedicado, ao final da tarde de sábado.

"Vamos ter os aviões estáticos para que as crianças passem por eles, percebam os vários modelos e aprendam para que servem determinados instrumentos. Vamos ter também simuladores de voo, entretenimento e exibições", avançou o responsável, exemplificando com a subida de um balão de ar quente.

Através das crianças, o Aeroclube quer também chegar aos pais e mostrar-lhes que a aviação "não é só para pessoas com determinada fisionomia, pessoas muito inteligentes ou pessoas muito ricas, mas acessível a todos".

Dominique Ramos lembrou que "no mundo da aviação não há só pilotos" e que, na altura de escolher uma profissão, os jovens podem optar por ser "engenheiros aeronáuticos, aeroespaciais, controladores de voo ou mecânicos", entre outras.

No domingo, a seguir ao almoço, andarão pelos ares 16 aeronaves em acrobacias e vários tipos de demonstrações. O paraquedismo também estará presente, com uma demonstração de salto em tandem, filmado e mostrado em direto através de um ecrã gigante, para que seja possível às pessoas que estão em terra verem as emoções do passageiro (que salta juntamente com o instrutor).

Segundo Dominique Ramos, no ano passado a afluência ao aeródromo foi tal que "havia filas de três quilómetros para cada lado e muita gente não conseguiu chegar até ao festival".

Para evitar uma situação idêntica, no domingo o trânsito na zona aeródromo será feito apenas num sentido e haverá elementos da GNR a ajudar a orientar os condutores, avançou.

No local do festival, que tem entrada gratuita, estará também uma tenda de primeiros socorros, bombeiros, INEM e quatro médicos espalhados pela multidão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório