Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Aljubarrota Medieval recria batalha que celebrizou padeira

Aljubarrota, no concelho de Alcobaça, vai recuar no tempo entre os dias 14 e 17, num evento marcado pela recriação da batalha associada à famosa padeira e onde não faltarão torneios, espetáculos e petiscos para atrair visitantes.

Aljubarrota Medieval recria batalha que celebrizou padeira
Notícias ao Minuto

19:46 - 07/08/14 por Lusa

Cultura Alcobaça

Centenas de participantes oriundos de vários pontos do país vão recriar a Batalha de Aljubarrota, momento considerado pela vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, "um dos pontos altos do evento [Aljubarrota Medieval] que anualmente atrai muitos milhares de visitantes à freguesia".

A recriação terá lugar no sábado, dia 16, data escolhida pela organização para "mostrar um pouco mais da história de Portugal e da vila que deu nome à batalha", ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge, já no concelho de Porto de Mós.

A batalha foi disputada a 14 de agosto de 1385, data em que o exército castelhano comandado por Juan de Castela enfrentou o pequeno exército de Portugal, comandado por João I, que saiu vitorioso e garantiu a independência de Portugal.

As ruas estreitas, que caraterizam Aljubarrota, "vestem-se a rigor para recordar os tempos medievais", assegura a organização, garantindo que ali o visitante "encontrará tudo como dantes, desde o afamado pão da padeira, aos queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tabernas, muita música e malabarismo".

Ao longo de quatro dias (de 14 a 17), os visitantes terão oportunidade de degustar refeições medievais, mas também de visitar um acampamento medieval, assistir a torneios, visitar exposições de armaria e participar em mesas pedagógicas.

"É um evento que se espalha por toda a vila e que contribui para a sua dinamização económica e cultural", sublinha a vereadora, convicta de que "muitos dos visitantes são turistas estrangeiros que aproveitam para conhecer Alcobaça e a região".

Aljubarrota Medieval é um evento organizado pela Câmara de Alcobaça e pela Junta de Freguesia de Aljubarrota e conta com a participação da Associação Companhia Livre, responsável pela recriação da batalha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório