Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cidade Velha corre risco de perder título de Património Mundial

O vereador do Urbanismo da Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, alertou hoje para o risco de a Cidade Velha perder o título de Património Mundial devido às construções ilegais existentes.

Cidade Velha corre risco de perder título de Património Mundial
Notícias ao Minuto

17:42 - 05/08/14 por Lusa

Cultura Vereadores

Segundo o vereador pelo pelouro da Administração e Urbanismo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Alcides de Pina, o título de património Mundial que Cidade Velha ganhou em 2009 está "seriamente posto em causa" devido às construções clandestinas que proliferem pelo sítio histórico cabo-verdiano.

O vereador contou que o pior aconteceu no passado sábado, quando o presidente da Câmara, Manuel de Pina, foi vítima de tentativa de agressão por vários moradores, quando efetuava a apreensão de materiais destinados à uma construção clandestina.

Alcides de Pina disse que a polícia foi chamada ao local mas acabou por não tomar qualquer medida para proteger o autarca, que é também presidente da Associação dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV).

"A situação é explosiva e se não forem tomadas as medidas necessárias podem ser registadas distúrbios ainda piores", alertou o vereador, que pediu uma intervenção do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

"Na qualidade de primeiro-ministro, José Maria Neves é o principal defensor do sítio histórico. Em situações como essas, nós entendemos que não pode haver silêncio do Governo. Achamos que não podemos ter dirigentes que aproveitam de determinadas situações para incitar à violência contra autoridade municipal e vandalismo contra bens do Estado", reforçou o autarca, em declarações reproduzidas pela imprensa cabo-verdiana.

"Se depois de cinco anos ainda não vimos as verbas disponibilizadas para resolver os problemas graves de saneamento e construções irregulares na Cidade Velha, estas responsabilidades são do primeiro-ministro, porque conhece de A à Z todos os problemas", prosseguiu Alcides de Pina.

A Cidade Velha comemorou no passado dia 26 de junho cinco anos sua elevação à categoria de Património Mundial da Humanidade e tanto o ministro da Cultura cabo-verdiana, Mário Lúcio Sousa, como o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, e o curador do sítio, Jair Fernandes, admitiram que ainda há muito trabalho a fazer mas que o título não estava posto em causa.

"Está completamente fora de questão perder o título de Património Mundial. Temos boa legislação, uma Curadoria, que é um órgão gestor, os sítios estão bem cuidados, há sinalização, a UNESCO apoiou fortemente o processo e a Cidade Velha está muito bem sedimentada a este aspeto", disse, na ocasião, Mário Lúcio Sousa.

O edil Manuel de Pina também afastou a possibilidade de se perder o título, frisando que estava em curso um projeto para restaurar todo o património existente, mas apelou aos organismos do Estado e à sociedade civil para apoiarem na preservação do sítio histórico, sendo esse, atualmente, um dos maiores desafios.

Descoberta pelo navegador português Diogo Gomes em 1460, foi António da Noli, italiano então ao serviço da coroa portuguesa, que deu início ao povoamento da localidade, dois anos mais tarde.

Primeira capital do arquipélago de Cabo Verde, até 1770, a Ribeira Grande de Santiago foi elevada a cidade em 1533, altura em que contava com cerca de 500 habitantes, um quarto dos atuais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório