Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jornal "à antiga" conduz turistas por percurso da "preguiça"

Um roteiro em forma de jornal como os que existiam antigamente na Figueira da Foz é a proposta da autarquia local para um percurso pela cidade, pontuado por estátuas de Laranjeira Santos sob o tema da preguiça.

Jornal "à antiga" conduz turistas por percurso da "preguiça"
Notícias ao Minuto

14:00 - 31/07/14 por Lusa

Cultura Figueira da Foz

O roteiro, que recupera a forma e o grafismo de publicações destinadas aos veraneantes, possui oito páginas e apresenta a identificação visual e a descrição das 20 esculturas incluídas no percurso, um mapa da cidade e uma entrevista com o escultor, que concebeu e ofereceu, em 1960, a estátua da Preguiça original à Figueira da Foz.

"É um catálogo diferente, em formato de jornal à antiga portuguesa", disse hoje António Tavares, vereador da autarquia com o pelouro da Cultura.

O roteiro, que será inaugurado no sábado, parte do Museu Municipal Santos Rocha, passa pelo Centro de Artes e Espetáculos, desce ao parque das Abadias e continua pelo Jardim Municipal, na zona ribeirinha, até ao espelho de água em redor do forte de Santa Catarina, onde se situa a Preguiça original, "uma mulher bonita e lânguida, estirada à superfície de um plano de pouca água", escreve, no catálogo, o vereador.

Em declarações à agência Lusa, António Tavares disse que a Figueira da Foz, enquanto cidade turística, "tinha de ter uma preguiça muito própria" e que a escultura de mulher - em cimento e originalmente colocada junto ao antigo lago do Jardim Municipal e, desde o ano passado, na zona do forte de Santa Catarina - "é uma preguiça turística, uma preguiça que faz um apelo ao 'dolce far niente', ao ócio. Aquela é a posição dos banhistas".

O autarca indicou que a ideia do percurso pela escultura de Laranjeira Santos surgiu depois dos serviços de Cultura da Câmara Municipal terem ficado "emocionados" com as peças de grande dimensão em resina e poliuretano, construídas pelo mestre escultor, aliada ao "défice" de arte de rua existente na cidade.

"A Figueira é uma cidade com pouca arte de rua, pouca arte pública. Sendo as esculturas de Laranjeira Santos peças de arte urbana, sobretudo estas, com o défice que a Figueira tem as duas coisas casavam na perfeição", frisou António Tavares.

Por outro lado, o autarca alegou que o parque das Abadias - o corredor verde que atravessa a cidade até perto da zona ribeirinha e que concentra metade das esculturas do roteiro - "é bonito mas é monótono".

"Também convida à preguiça, mas precisávamos de qualquer coisa que pontuasse este verde. E as pessoas têm vindo ver as esculturas e têm preguiçado por cá", declarou.

Onze das 20 esculturas foram colocadas há cerca de três semanas no Parque das Abadias mas, logo na primeira noite, uma delas - em tons de rosa e intitulada "Sublime Tentação" - foi destruída por desconhecidos e uma outra mantém-se no local, mas partida.

A autarquia ambiciona que as peças possam vir, no futuro e em acordo com Laranjeira Santos, a ser substituídas por outras, idênticas mas "em cimento, pedra ou bronze", para ficarem na cidade "e resistirem aos figueirenses", ironizou António Tavares, numa alusão aos atos de vandalismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório