Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Filme sobre Douro ganha festival de curtas-metragens

O filme "Douro, ensaio, memória", de Eduardo Correia Pinto, recebeu hoje à noite o prémio principal da quinta edição do VistaCurta -- Festival de Curtas de Viseu.

Filme sobre Douro ganha festival de curtas-metragens
Notícias ao Minuto

06:35 - 31/07/14 por Lusa

Cultura Viseu

O trabalho, que obteve o prémio de "Melhor Filme", aborda "a saudade, a memória de alguém e também de todos", e tem "um cariz experimental que conquistou o júri", afirma o Cine Clube de Viseu.

"Esta é a terceira presença do realizador no festival, onde, em 2010, arrecadou, com 'David de Oliveira -- uma obra viva', a distinção de melhor documentário", acrescenta a informação.

O festival arrancou no início de julho, com a disponibilização dos filmes a concurso (que foram selecionados entre as várias dezenas de participações), no portal Sapo/Vistacurta.

O júri, constituído por Leonor Keil, Hugo Santos e Pedro Coutinho, decidiu também premiar, nas categorias de animação, ficção e documentário, as curtas "Event for 2", de Alexandre Siqueira, "Arpeggio", de Hélder Faria, e "Alegria do lar", de Ana Isabel Martins, respetivamente.

Foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os filmes "A corda" (ficção), de Luís Belo, Ana Seia de Matos, L. Filipe dos Santos e Tiago Ribeiro, e "Memórias de um passeio de verão" (documentário), de Sofia Ferreira e Fernando Vale.

No que respeita aos trabalhos realizados em contextos educativos, o prémio de "Melhor filme" foi atribuído a "Reflex", apresentado pela Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório