Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Festival das Artes de 2015 vai ter como tema 'A festa'

A edição do próximo ano do Festival das Artes, que decorre em Coimbra na segunda quinzena de julho, vai ter como tema "A Festa", disse hoje à Lusa o presidente da direção do evento, José Miguel Júdice.

Festival das Artes de 2015 vai ter como tema 'A festa'
Notícias ao Minuto

06:37 - 28/07/14 por Lusa

Cultura Coimbra

"O tema vai ser 'A festa', é simbólico, vamos tentar olhar a vida pelo lado mais positivo", disse José Miguel Júdice, recordando que a primeira edição do evento, em 2009, aconteceu "no início da crise" que posteriormente se agravou.

"O país está desde essa altura a atravessar a maior crise dos últimos séculos. Toda a gente está a viver uma época de sofrimento, com salários baixos, desemprego", explicou.

Pelo que lançar a edição de 2015 sob o tema "A festa" pretende ser um marco simbólico, de ter uma visão positiva e mostrar a capacidade de "acreditar que as coisas podem mudar", adiantou.

O Festival das Artes, que este ano tem como tema 'Património', tem duas características: é multiartes, incluindo as sete artes clássicas e tem sempre um tema.

José Miguel Júdice disse que o festival do próximo ano vai contar com uma grande variedade de eventos, que podem passar por filmes sobre 'A festa', como música alusiva ao tema, incluindo saltibancos ou humoristas.

Também terá uma componente de solidariedade, acrescentou.

"Vamos apostar na ópera", disse.

Em relação à edição deste ano, cujo encerramento formal decorre na segunda-feira, o balanço é positivo.

"O festival está a decorrer muitíssimo bem", disse José Miguel Júdice, adiantando que na segunda-feira o ponto alto é o espetáculo que cruza o fado de Coimbra e o fado de Lisboa, com Ricardo Ribeiro (a representar Lisboa) e Luís Alcoforado (Coimbra).

"É um diálogo entre dois tipos de fado", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório