Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Avanca 2014 distingue 'O Último Inverno'

"O Último Inverno", do realizador iraniano Salem Salavati, arrebatou o Prémio Cinema para a melhor longa-metragem, nos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia Avanca 2014.

Avanca 2014 distingue 'O Último Inverno'
Notícias ao Minuto

19:53 - 27/07/14 por Lusa

Cultura Salem Salavati

De acordo com a organização do festival, que durou dez dias e contou com cinco dias de competições, conferências e workshops internacionais, entre os países distinguidos contam-se o Iraque, o Chipre e a Venezuela.

"O Último Inverno", do realizador iraniano Salem Salavati, arrebatou o Prémio Cinema para a melhor longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio Melhor Atriz, que distinguiu Asiyeh Moradizar.

A curta-metragem "O imortalizador", de Marios Piperides (Chipre), ganhou o Prémio Curta-Metragem e o Prémio Estreia Mundial.

Com o Prémio Animação foi distinguido o filme russo "Tons de Cinzento", de Alexandra Averyanova, enquanto o Prémio Vídeo reconheceu o filme mexicano "Ar", de Romina Quiroz.

O Prémio da Melhor Fotografia foi para Amir Alivaisi, do filme iraquiano "Preto & Branco" de Jalal Saepanah.

Na "Competição Avanca" -- que reuniu uma seleção de obras produzidas na região -- foram distinguidas a longa-metragem "Pecado Fatal", de Luís Diogo, a curta-metragem "Balança", de Rui Falcão, o documentário "A Pedra e a Palavra", de Nagib Haickel e a animação "Foi o fio", de Patrício Figueiredo.

O documentário "Shado'man", do holandês Boris Gerrets, recebeu o Prémio Televisão, tendo o Prémio Estreia Mundial sido atribuído à curta-metragem "O imortalizador", de Marios Piperides (Chipre), e aos documentários "The Vatican and the Third Reich", de Rufo Pajares (Espanha), e "A Pedra e a Palavra", de Nagib Haickel (Brasil/Portugal).

Ainda segundo a organização do evento, a competição "Trailer in Motion" distinguiu o trailer "Der Kreis", de Stefan Haupt (Suíça), e o videoclipe "Le peuple de l'Herbe -- parler le fracas", de Wasaru (França).

O videoclip "Napoleon", de Marco Miranda (Portugal), recebeu uma Menção Especial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório